2 de agosto de 2015

Privataria, de Mariana Mortágua e Jorge Costa, nas livrarias a 3 de julho



A democracia portuguesa foi diminuída pelas privatizações. Sob o «desígnio» dos critérios europeus e do pagamento da dívida, eliminou-se todo um campo de possibilidades para a iniciativa pública e para uma real autodeterminação económica. Recursos estratégicos foram transformados em fonte de renda privada.

Este livro revisita a privataria à portuguesa. Conta a história de alguns dos grandes negócios das últimas décadas, dos argumentos que fizeram caminho e dos passageiros da «porta giratória» entre ministérios, grupos privados e privatizados. Na crise, este Portugal é presa fácil para os poderes financeiros.

Privataria discute ainda a natureza da privatização enquanto pilar da ideologia neoliberal e também enquanto forma do capitalismo real, que expande sempre o império da mercadoria e se apropria de qualquer região da existência humana.

Jorge Costa é formado em jornalismo e coautor, entre outros livros, de Os Donos de Portugal (2010), sobre o qual realizou um documentário com o mesmo título, Os Burgueses (2014) e Os Donos Angolanos de Portugal (2014).

Mariana Mortágua é economista, doutoranda na Universidade de Londres. Coautora, entre outros livros, de A Dividadura (2012), The Political Economy of Debt and Austerity (2012), Isto é um Assalto (2013), Não Acredite em Tudo o que Pensa (2013) e A Europa à Beira do Abismo. É atualmente deputada à Assembleia da República pelo Bloco de Esquerda.

Género: Economia / Atualidade
Formato: 15 x 23,5 cm
N.º de páginas: 166
Data de lançamento: 3 de julho
PVP: 15,50€
ISBN: 978-972-25-3072-9
Bertrand Editora

Sem comentários: