4 de agosto de 2015

Acasalamento - Mating, de Norman Rush, já nas livrarias

Título: Acasalamento – Mating
Autor: Norman Rush
Género: Romance
Tradução: Tânia Ganho
N.º de páginas: 600
Data de lançamento: 17 de julho
PVP: 22,20€

Obra vencedora do National Book Award

«O romance é para mim uma espécie de substituto da religião; substitui a narrativa religiosa. Está aqui a humanidade nas suas relações.» Norman Rush, Público

Uma antropóloga americana anda à solta no Botsuana. Ferozmente inteligente e maravilhosamente inquisitiva, é dona de uma bela cintura e de um projeto de tese de doutoramento completamente encalhado. Está apaixonada por Nelson Denoon, um intelectual carismático de quem se diz ter fundado uma povoação experimental utópica num recanto remoto do Kalahari, em que ele é o único homem.
A nossa heroína acabará por empreender uma viagem, só, através do deserto, seguindo-o até Tsau, que afinal não é uma lenda: é uma comunidade de mulheres, dirigida por mulheres, um modelo de desenvolvimento autossustentado e uma alternativa – na gestão de todo o tipo de recursos – aos habituais modelos sociais e económicos. Uma vez aceite como habitante provisória da aldeia, ligar-se-á a Denoon, num longo e complexo ritual de acasalamento.

Sobre o autor:
Norman Rush é autor de quatro aclamados romances, entre eles, Acasalamento, premiado com o National Book Award. Corpos Subtis, o seu mais recente romance, foi publicado em 2014 também pela Quetzal. Rush trabalhou no corpo de Paz, no Botsuana, e vive na região norte do estado de Nova Iorque.

Sem comentários: