25 de julho de 2015

Opinião - Se Pudesse Voltar Atrás - Marc Levy


Título: Se Pudesse Voltar Atrás
Autor: Marc Levy
Editora: Bertrand

Sinopse:
Andrew Stilman, jornalista do New York Times, acaba de se casar. Na manhã de 9 de julho de 2012, bem cedo, está a fazer jogging na margem do Hudson quando, de súbito, é violentamente agredido. Uma dor fulgurante atravessa-lhe o corpo e ele sente-se submergir num rio de sangue. Andrew perde os sentidos… e, ao recuperar a consciência, está a 9 de maio de 2012.
Dois meses mais cedo, dois meses antes do seu casamento.
A partir desse momento, Andrew tem 60 dias para descobrir o seu assassino, 60 dias para mudar o curso do seu destino. E, a partir de então, cada minuto conta… A sua investigação leva-o numa viagem vertiginosa, de Nova Iorque a Buenos Aires, e até aos meandros dos momentos mais obscuros da ditadura argentina. Uma corrida contra o tempo, entre o suspense e a paixão.

Opinião por Filipa Monteiro:
Não conhecia o autor.
A escrita não me estava a fazer ficar embrenhada.
Estava a gostar mas diria que não ia ser um dos favoritos. (continua a não ser)
Agarrei no livrinho e tentei dar-lhe um bom avanço e assim que o fiz, mal avancei umas páginas, a leitura envolveu-me e a história sofreu uma reviravolta. Reviravolta essa que eu nem me apercebi do que se estava a passar...
Passo a explicar.
A história começa com um jornalista conceituado com uma investigação perigosa e importante em mãos. No início conta a vida dele, tanto pessoal como profissional, em que ele, faz alguns erros e até se arrepende, até que se dá um acontecimento (ele é agredido enquanto faz jogging uma manhã) e voltamos para trás no tempo dois meses... ele vai ter uma segunda oportunidade de alterar os eventos da sua vida... nesses dois meses muita coisa vai alterar-se e quando cheguei a esta parte da leitura, a história deu a tal reviravolta e manteve-me com o nariz enfiado no livro até ao fim. Não queria acreditar como tinha sido tão enganada... fui completamente apanhada de surpresa.
Estava à espera de algo... mas não o algo que aconteceu.
Quando acabei o livro, li a página final umas três vezes e ainda retrocedi umas páginas para voltar a ler o que já tinha lido e compreendido... fui enganada a partir do meio do livro...
Uma coisa que acredito não ser possível, acreditando mesmo nisso, de alguma maneira o autor fez-me acreditar que é possível, para depois, no fim, me mostrar que, afinal, não é nada possível, tal como eu pensava inicialmente...
Por isto, o que inicialmente tinha pensado como um livro 3*, passa, sem hesitações para um livro de 4* e passa também de, não querer ler tão depressa um livro do autor para, querer conhecer as suas obras.

Sem comentários: