30 de julho de 2015

Opinião - Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden


Título: Memórias de uma Gueixa
Autor: Arthur Golden
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Quioto, anos 30. Sayuri tem olhos cor de espelho e é uma das mais famosas gueixas do Japão. Acompanha cidadãos japoneses abastados, enverga deslumbrantes quimonos de seda mas tem de pagar pela sua própria liberdade até conhecer um danna que a sustente e pague todas as suas despesas. Na sua vida, tal como na de todas as gueixas, não há lugar para o amor, mas Sayuri apaixona-se... Um romance ímpar e contagiante que demorou dez anos a escrever.

Opinião por Inês Gomes:
O livro conta-nos a história de Chiyo, uma menina que vive na sua casinha bêbada com os pais e a irmã. Por motivos da vida acaba a viver em Gion, como criada inicialmente para depois (se a Mãe achar que vale a pena) tornar-se aprendiz de gueixa. Contudo Chiyo mete-se em sarilhos e a sua caminhada não é fácil. A irmã acaba por fugir do mundo da prostituição, mas ela fica presa em Gion e tem de pensar no que vai fazer da vida - fugir, ficar como criada ou até tornar-se gueixa. A escolha é facilitada se é que podemos dizer assim por uma pessoa que a encontra a chorar perto do rio e que para surpresa de Chiyo é bondosa para ela. Chiyo acaba por se tornar Sayuri, uma das maiores gueixas do Japão. Uma vida de adaptação incrível. O resto da história fica para quem ler...ou ver o filme, coisa que não fiz por isso não sei até que ponto retrata o livro.
Devo dizer que pouco ou nada sabia sobre gueixas ou sobre o Japão até. Sabia que faziam companhia a homens, que usavam kimonos bonitos e pouco mais. Ao ler o livro fiquei a saber muito mais, Um mundo que acaba por ser fascinante de certa forma. Claro que existem partes menos boas, o facto de ter sido comprada, de terem dívidas sem realmente terem feito algo para as terem, a compra da mizuage, os possíveis dannas, Mas consigo entender o porquê de existir um fascínio por estas personagens. Não sei explicar muito bem.
Acabei por ler o livro rápido, havia partes em que tinha de parar de ler por motivos de força maior e o que queria era pegar no livro e saber o que acontecia a seguir. Foi um livro que me surpreendeu pela positiva.

Sem comentários: