10 de julho de 2015

Opinião - A Filha da Floresta - Juliet Marillier


Título: A Filha da Floresta
Autora: Juliet Marillier
Editora: Bertrand

Sinopse:
Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era Lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, e dos seus seis irmãos.
O domínio Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e Criaturas Encantadas que deslizam pelos bosques vestidos de cinzento e mantêm as armas afiadas. O maior perigo para este idílio vem de dentro: Lady Oonagh, uma feiticeira, que casou com o pai de Sorcha, senhor de Sevenwaters. Frustrada por conseguir encantar todos menos a enteada, Oonagh lança um poderoso feitiço sobre os irmãos da rapariga, que só Sorcha poderá conseguir quebrar. Porém, a meio da pesada tarefa de libertar os irmãos, Sorcha é raptada por um grupo de salteadores, e ver-se-á dividida entre o dever de salvar a vida dos irmãos e um amor cada vez maior, proibido, pelo senhor da guerra que a capturou.

Opinião por Filipa Monteiro:
Este é o primeiro livro que faz parte da trilogia: Sevenwaters.
Nele, acompanhamos as aventuras de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho de um "reinado" chamado sevenwaters.
Sorcha, é a protegida dos seus seis irmãos. Juntos fazem tudo e juntos vencem tudo. São muito unidos e cada um possui características que os distingue de os demais, mas, comum a todos, é o sentimento de pertença a Sevenwaters e de protecção entre eles. Conhecem os cantos e recantos da floresta que circunda o meio onde vivem, têm uma relação especial com esta. Especialmente, Sorcha. Há criaturas encantadas que habitam no mesmo meio conhecido dos irmãos e são essas criaturas que vão pregar as suas "partidas" ao longo de todo o livro, sendo que as suas presenças vão ser muito subtis... à excepção de uma dama...
Todo o mundo como eles o conhecem vai ser alterado quando chega uma nova mulher que apaixonou/enfeitiçou o pai dos irmãos... e é aqui que tudo vai ser alterado e a demanda de Sorcha se inicia...
Uma mulher das trevas. Um encantamento lançado sobre os irmãos. E. . . Sorcha vai ter de ser a mais corajosa deles todos e a que possuirá maior fé... pois, SÓ Sorcha poderá reverter o feitiço que foi lançado sobre os seus irmãos...
Assim, Sorcha é obrigada a percorrer outras terras e a deixar Sevenwaters, é obrigada a permanecer escondida para, também ela, não ser enredada por algum feitiço e puder libertar novamente os irmãos. Nesta sua aventura sozinha, vai sofrer... vai sofrer muito. Vai ser dona de uma coragem desmedida e de um amor inabalável. Vão-lhe fazer mal.
No entanto, no meio de tanta desgraça, desgraça essa que vai percorrer todo o livro, Sorcha conhecerá o inimigo... inimigo esse que vai mudar o rumo da história... Tenho a dizer que a capa deste livro ilustra muito muito bem, a essência da história. Uma capa belíssima e muito adequada.
A história de Juliet Marillier é super envolvente e muito emocionante. Uma história que quebra fronteiras e que nos mostra o poder do amor. O que fazemos nós quando atacam os que amamos?
O livro termina com acontecimentos por explicar. Irei ler em breve o segundo livro pois estou muito intrigada com o rumo de certos personagens...
A única "crítica" que faço ao livro, prende-se com o facto dos capítulos serem muito extensos.
Repletos de pensamentos e narrações (também devido ao que acontece a Sorcha, não fazia sentido ser de outro modo), o que para mim, torna um pouco cansativo a sua leitura.
Termino com: Quem gosta de livros de fantasia, está à espera de quê para ler Juliet Marillier?

Sem comentários: