19 de julho de 2015

Opinião - A Culpa é das Estrelas - Jonh Green


Título: A Culpa é das Estrelas
Autor: Jonh Green
Editora: Asa

Sinopse:
Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente reescrita.
Perspicaz, Arrojado, Irreverente e Cru, A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e comovente que o premiado autor John Green nos apresentou até hoje, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.

Opinião por Filipa Monteiro:
Oh o amor adolescente... o amor adolescente deixa sempre as suas marcas, ainda mais se for um grande amor entre dois adolescentes... com cancro.
Hazel Grace e Augustus Waters marcam este romance com a maneira pouco usual como tratam o cancro. Não há lamechices, simplesmente sabem do que se trata, o que já fizeram para o combater e a batalha que à partida está... perdida.
Hazel, é uma doente terminal, Augustus está em remissão e sem vestígios de cancro. Uma dura batalha a travar quando se sabe que o nosso amor está a morrer... vão aproveitar cada pedacinho do que a vida oferece todos os dias. Vão fazer da vida um do outro muito melhor.
Está bem escrito e há tiradas que nos fazem sorrir e também reflectir sobre como nos sentiríamos se e quando semelhante "coisa" nos bater à porta. Aborda a questão do medo que muitas pessoas (ou todas?!) têm de irmos embora e não deixarmos nada que nos faça relembrar, que nos faça perdurar na memória por mais tempo que passe em que tenhamos desaparecido...
Há ainda uma personagem, Isaac, pela qual nutri um carinho especial pela sua forma de ser, tão bem retratado como o melhor amigo...
John Green é sem dúvida um autor que sabe o que escreve e como escreve. Autor a seguir.

Sem comentários: