8 de julho de 2015

Opinião - Alma Rebelde - Carla M. Soares


Título: Alma Rebelde
Autora: Carla M. Soares
Editora: Porto Editora

Sinopse:
No calor das febres que incendeiam a Lisboa do século XIX, Joana, uma burguesa jovem e demasiado inteligente para o seu próprio bem, vê o destino traçado num trato comercial entre o pai e o patriarca de uma família nobre e sem meios.
Contrariada, Joana percorre os quilómetros até à nova casa, preparando-se para um futuro de obediências e nenhuma esperança.
Mas Santiago, o noivo, é em tudo diferente do que esperava. Pouco convencional, vivido e, acima de tudo, livre, depressa desarma Joana, com promessas de igualdade, respeito e até amor.
Numa atmosfera de sedução incontida e de aventuras desenham-se os alicerces de um amor imprevisto... Mas será Joana capaz de confiar neste companheiro inesperado e entregar-se à liberdade com que sempre sonhou? Ou esconderá o encanto de Santiago um perigo ainda maior?

Opinião por Filipa Monteiro:
Este livro está recheado tanto de personagens encantadoras como de personagens com personalidades características...
Temos Joana que vive num tempo em que a mãe tinha que obedecer ao pai fosse de que maneira fosse. Vivia num tempo em que os casamentos eram combinados, não havia cá as "modernices" de uma pessoa se apaixonar por outra. Não. Tudo combinado e da maneira melhor para ambas as partes. Ora, a Joana, acontece-lhe precisamente o mesmo. Acontece que ela, também tem uma prima que estima muito e esta prima também sofre bastante num casamento...
Temos Santiago, que entra na história de uma maneira. . . fulgurante, e imprime a vida que o livro precisava. Um rapaz cheio de vida, divertido, carinhoso e que vai contra quem for preciso quando acredita estarem errados...
Adorei o Santiago, mas há uma personagem que ganhou um cantinho no meu coração logo no momento em que espreitou a história... a Brites.
Uma senhora que trabalha para a família de Santiago desde sempre e que conhece as manhas de todos os membros da família, inclusivé do Santiago, que o conhece tão bem como as suas mãos... adverte Joana quanto à sua personalidade... diferente.
Conhecemos o início de uma história de amor que aquece o coração... desde as dúvidas que surgem no início (pois não se conhecem, foi um acordo feito) até ao fim... Vivemos também os tempos das febres, em que as pessoas tinham medo de andar nas ruas ou de estar em contacto com pessoas que tivessem estado nas ruas...
Ao longo do livro temos trocas de cartas entre as várias personagens que são tão interessantes de ler. . . temos as suas perspectivas de tudo o que vai acontecendo... Sentimos o medo mas também a felicidade...
Para mim, o livro pecou apenas pelo excesso de pensamentos ou narração na primeira pessoa, existem poucos diálogos. Eu gosto sempre de livrinhos com um pouco mais de interacção "em directo" entre personagens.
Mas quanto ao enredo em si, uma história que merece ser lida e relida...

Sem comentários: