13 de junho de 2015

Para Onde Vai Portugal?, de Raquel Varela

Da autora de História do Povo na Revolução Portuguesa 1974-75 e A Segurança Social é Sustentável. Qual será o rumo do País nos próximos anos? Para onde vai Portugal? O regime democrático-parlamentar sobreviverá às mudanças sociais? Que aconteceu à educação, à saúde, ao trabalho, à vida pessoal, familiar e afetiva dos portugueses para lá dos títulos dos grandes jornais depois da crise de 2008? Raquel Varela, historiadora, traz-nos um ensaio com propostas económicas e sociais inéditas sobre a crise iniciada em 2007/8 e o rumo do País para os próximos anos, pondo em cima da mesa as várias possibilidades de progresso e decadência histórica. 
Uma voz surpreendente pela combinação de uma escrita escorreita e rigorosa, que com humor e ironia se propõe pensar o futuro do País. Crítica de O Labirinto da Saudade, de Eduardo Lourenço, ou do “medo de existir” de José Gil, contrapõe-se ainda à tese dominante de um povo de brandos costumes e argumenta que a situação social e económica nunca foi tão favorável historicamente como hoje no que diz respeito às possibilidades dos setores médios e populares de mudarem o País, impulsionando o progresso social e humano e que a democracia deixe de ser meramente formal e integre todos na vida política.

Ao mesmo tempo analisa as razões da incapacidade dos sindicatos de reagirem à degradação das condições de trabalho e faz uma crítica desapiedada das alternativas que os partidos atuais oferecem. Um ensaio de grande coragem intelectual. Raquel Varela é historiadora e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Grupo de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, e do Instituto Internacional de História Social, onde coordena o projeto internacional «In the Same Boat? Ship building and ship repair workers around the World» (1950-2010). É coordenadora do projeto História das Relações Laborais no Mundo Lusófono. É doutora em História Política e Institucional (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Publicou na Bertrand História do PCP na Revolução dos Cravos (2011), Revolução ou Transição (2012), Quem Paga o Estado Social em Portugal? (2012), A Segurança Social é Sustentável (2013), e História do Povo na Revolução Portuguesa 1974-75 (2014).

Sem comentários: