2 de junho de 2015

Opinião - A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón


Título: A Sombra do Vento
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Dom Quixote

Sinopse:
Numa manhã de 1945 um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo o eco se projecta através do tempo. Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página.

Opinião por Celina Rodrigues:
É uma leitura corrida e cativante, uma história com muitas voltas e personagens emocionantes. Além de tudo o que resulta bem na obra, desde a escrita à própria história, tem dois temas que me cativam muito: é sobre livros e passa-se em Barcelona. São marcantes os momentos em que se descreve como a guerra afecta a população. E não sei se é possível imaginar que exista um cemitério de livros esquecidos... Mas seria uma visita obrigatória para quem gosta tanto de livros como eu!
A sombra do vento é o título do livro que origina toda a história, de um adolescente que o encontra no cemitério de livros esquecidos, se apaixona pelo enredo e quer descobrir mais dados sobre o autor. A partir daí segue-se um rol de informações e histórias de vida que nos enredam e prendem. E vivemos a história do protagonista que busca o autor, e do autor cujos livros tendem a desaparecer, queimados, e são cada vez mais raros. Uma obra que me faz querer ler mais sobre o autor, não o Julian Carax personagem de ficção, mas sim de Carlos Ruiz Zafon.

Sem comentários: