23 de junho de 2015

Opinião - O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa - C. S. Lewis


Título: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
Autor: C. S. Lewis
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Com mais de 85 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, As Crónicas de Nárnia são um dos clássicos da literatura infanto-juvenil mais apreciados de sempre. Publicado em 1950, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é o segundo volume das célebres crónicas, seguindo-se a O Sobrinho do Mágico, dado a conhecer ao público pela Presença em Abril de 2003. A aventura começa durante a Segunda Guerra Mundial, quando Peter, Lucy, Edmund e Susan são obrigados a sair de Londres e a instalar-se numa pequena cidade em Inglaterra, na casa de um professor solteirão. Enquanto exploram a mansão, Lucy descobre uma passagem secreta muito especial no guarda-fatos do velho professor, que dá acesso a um misterioso mundo...

Opinião por Rosana Maia:
Apesar de já ter idade para ler livros para adultos, a verdade é que nunca é tarde para ler um livro infantil ou juvenil. E desta vez o livro escolhido foi este, dando início à minha descoberta de Nárnia,
“As Crónicas de Nárnia” são compostas por 7 livros. E, apesar de este não ser supostamente o primeiro livro da saga, li-o primeiro por indicação da Tomé :), e comprovo que ler este livro primeiro fez sentido, uma vez que neste testemunhamos a primeira visita a Nárnia pelas personagens principais. No entanto, ainda não li mais nenhum, pelo que se calhar a ordem estipulada também poderá fazer sentido.
O título “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” resume muito bem o que se passa neste livro. A narrativa começa quando 4 crianças – Peter, Lucy, Edmund e Susan – vão para a casa de um professor. E é através desta casa, nomeadamente através de um guarda-roupa, que Lucy descobre uma passagem secreta para Nárnia – um mundo mágico para ela desconhecido. E como em todos os mundos mágicos que já conheci, se por um lado existe a magia e beleza que tanto os caracteriza - o leão, também existe alguém mau e cruel – a feiticeira. Podemos dizer então que o título nos traduz os ingredientes desta maravilhosa história :). Maravilhosa porque nos dá a conhecer um mundo mágico, de fantasia e porque transmite as diferentes lições de vida de uma maneira simples e discreta capaz de envolver essencialmente o público infantil.
Claro que lendo esta obra em adultos, há que ter em atenção que esta não foi escrita para este público-alvo, e este facto é bastante notório. É uma leitura simples, leve e mágica, contendo assim aquilo que considero necessário para o público infantil. Se por um lado sou uma grande fã de Harry Potter, por outro sinto que se tivesse lido estes livros em pequena talvez houvesse uma certa probabilidade de ser uma grande fã de Nárnia, no entanto, continuo a achar que ainda não encontrei nada que me deixe tão feliz como “Harry Potter”. :) E com isto não estou a dizer que não me tornei fã agora, mas ler enquanto adulto é sempre diferente de ler quando somos mais pequenos.
Para quem tem filhos pequenos é, sem dúvida, um livro que recomendo, um livro que me fez reviver os tempos em que devorava toda a colecção “Os Cinco”, mas com uma pitada de magia que me faz lembrar as sensações provocadas por “Harry Potter”. Claro que esta comparação é apenas uma maneira de descrever aquilo que senti ao ler este primeiro volume, porque no fundo estas colecções são muito distintas! Cada uma com as suas personagens, o seu mundo e o seu valor!

Sem comentários: