19 de junho de 2015

Opinião - Antes de Adormecer - S. J. Watson


Título: Antes de Adormecer
Autor: S. J. Watson
Editora: Civilização

Sinopse:
«Durante o sono, a minha mente apagará tudo o que fiz hoje. Amanhã acordarei como acordei hoje de manhã. A pensar que ainda sou uma criança. A pensar que tenho toda uma vida de escolhas pela frente…»
As memórias definem-nos. O que acontece se perdemos as nossas memórias cada vez que adormecermos? O nosso nome, a nossa identidade, o nosso passado, até mesmo as pessoas de quem gostamos - tudo perdido numa noite. E a única pessoa em quem confiamos poderá estar a contar-nos apenas metade da história. Bem-vindos à vida de Christine.

Opinão por Ana Gradim:
O final deste livro está espectacular. Não consegui parar de ler as últimas 50 páginas, até saber o desfecho. No entanto, o resto do livro não me cativou, e por isso não gostei tanto assim.
A história do livro é realmente muito interessante e cativante, mas na minha opinião é também um pouco massadora. Como sabemos na sinopse, a protagonista tem um tipo raro de amnésia, e esquece tudo cada vez que dorme. Com a ajuda de um psicólogo ela começa a escrever um diário, de modo a que ao lê-lo todos os dias possa ficar a par da sua vida, mesmo havendo anos e anos de memórias em branco. Até aqui tudo muito bem. Mas isto é realmente a única coisa que se passa durante as 270 primeiras páginas. Vão surgindo sempre mistérios e interrogações da protagonista para com o seu passado e para com as pessoas que a rodeiam, mas pouco passa disso. Para mim foi portanto um pouco aborrecido de ler... O que salvou o livro, na minha opinião foi o final. Muito bem construído e que faz todo o sentido.

Sem comentários: