6 de maio de 2015

Opinião - O Filho de Ninguém - Olivia Darko


Título: O Filho de Ninguèm
Autora: Olivia Darko
Editora: Chiado Editora

Sinopse:
Justino viveu isolado do mundo os primeiros 26 anos da sua vida, tendo apenas a mãe por companhia.
Quando faz a transição para a vida em sociedade, os lapsos de memória que sempre o tinham acompanhado recomeçam, mais fortes e menos espaçados, e assaltam-no memórias de vivências que não tem a certeza de serem reais, mas que se tornam cada vez mais vívidas e perturbadoras.
A aproximação de uma mulher, Sofia, provoca um turbilhão de emoções contraditórias que o conduzem a um caminho sem retorno, e o único fim possível acaba por ser a descoberta da terrível verdade que estava enterrada no seu subconsciente.

Opinião por Filipa Monteiro:
Um homem de 26 anos, Justino, vive com a mãe, isolados de tudo. Vivem isolados e assim aprendem a fazer a vida naquele monte sem terem contacto com mais ninguém, são apenas eles os dois. Uma mãe dependente do filho e vice-versa.
Justino consegue um emprego, tem que conviver com outras pessoas. . .
Um padre que desde sempre foi amigo desta pequena família numa aldeia em que os mexericos se formam e perduram. . .
Justino conhece raparigas da idade dele e interessa-se, começa a chegar mais tarde a casa, por vezes, coisa que não pode acontecer, porque tem que cuidar da mãe e esta, preocupa-se muito com os seus atrasos. . .
Os acontecimentos desenrolam-se e no fim. . . no fim descobre-se a verdadeira razão porque tudo aconteceu, inclusivé porque Justino cresceu isolado de tudo e de todos. Isto é revelado, por meio de uma carta. . .
É um livro pequenino que se lê de um folêgo, com uma escrita fluida e dividido em duas partes. Com capítulos pequenos que nos permitem avançar com a história e aos poucos descobrindo tudo o que se passa com as memórias de Justino, pois nas memórias de Justino é que se vai revelar um segredo esquecido. . . Um segredo que ele próprio gostava de não recordar e que ao fazê-lo. . . destruiu a sua vida. . .
Muito bom.

Sem comentários: