26 de maio de 2015

Opinião - Não Sou Esse Tipo de Miúda - Lena Dunham


Título: Não Sou Esse Tipo de Miúda
Autora: Lena Dunham
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Os anos noventa tiveram Bridget Jones. A primeira década do novo milénio teve Carrie Bradshaw de O Sexo e a Cidade. Agora é o momento de Lena Dunham, a aclamada criadora, produtora e protagonista da série Girls.
A autora surpreende-nos com um divertidíssimo, sábio e sincero conjunto de reflexões pessoais que a convertem numa das mais talentosas jovens escritoras da atualidade. Em Não Sou Esse Tipo de Miúda, a autora aborda as experiências típicas de quem está a entrar na vida adulta: apaixonar-se, sentir-se só, pesar cinco quilos a mais não obstante só ingerir alimentos saudáveis, ter que falar numa sala repleta de homens com o dobro da sua idade ou encontrar o amor verdadeiro.
Não Sou Esse Tipo de Miúda é uma obra criativa e inteligente, que capta de forma notável a comédia que tantas vezes se esconde nos acontecimentos mais comuns do dia-a-dia. O livro mais divertido do ano!

Opinião por Sara Dias:
Não Sou Esse Tipo de Miúda, é um livro com cor-de-rosa na capa mas não é um livro para meninas.
Ao longo de quase três centenas de páginas, Lena Dunham conta, ao seu tão particular estilo, peripécias do dia-a-dia de alguém que está a meio do percurso de entrada na vida adulta.
Narradas umas seguidas das outras e agrupadas em temáticas com as quais o leitor facilmente se identifica, as histórias de Lena não permitem que se façam previsões sobre a sua próxima aventura. Desde a sua obsessão com a saúde às suas intensas paixões, Lena leva-nos muito rapidamente de uma gargalhada genuína a uma espécie de embaraço.
A autora e protagonista da peculiar série Girls chega a instigar a perplexidade, descrevendo com uma incomparável frontalidade e indiferença todos os seus conflitos internos e externos, tais como a sua luta contra a perda de peso e o fatídico dia em que ingeriu quase 4250 calorias, ou o dia em que o seu namorado virtual morreu. Desprovido de qualquer filtro, NÃO SOU ESSE TIPO DE MIÚDA, acaba por ser o mais cru, sincero e divertido relato de um dia-a-dia não muito diferente daquele que é o do leitor.
Considerado por muitos “o livro mais divertido do ano”, de leitura extremamente fácil e de uma incrível boa disposição, este livro faz o leitor desejar que aquela aborrecida viagem de metro tivesse, pelo menos, mais cinco minutos.

Sem comentários: