13 de maio de 2015

Opinião - The Iron Trial - Holly Black e Cassandra Clare


Título: The Iron Trial
Autoras: Holly Black e Cassandra Clare
Editora: Random House Children's Publishers

Sinopse:
From the imaginations of bestselling authors Holly Black and Cassandra Clare comes a heart-stopping plunge into the magical unknown. Think you know magic? Think again. The Magisterium awaits... Most people would do anything to get into the Magisterium and pass the Iron Trial. Not Callum Hunt. Call has been told his whole life that he should never trust a magician. And so he tries his best to do his worst - but fails at failing. Now he must enter the Magisterium. It's a place that's both sensational and sinister. And Call realizes it has dark ties to his past and a twisty path to his future. The Iron Trial is just the beginning. Call's biggest test is still to come...

Opinião por Filipa Monteiro:
Hmmm.... o que fazer quando o nosso maior inimigo somos nós mesmos?
Comecei esta série por gostar da sinopse e ter curiosidade com o trabalho das autoras juntas. Não liguei ao zunzum de algumas pessoas que o comparavam ao Harry Potter. Não liguei quando outras, disseram que tinha algumas semelhanças mas no seu todo era muito diferente.
Depois de ler o que acho eu?
- Adorei a premissa de todo o livro, toda a história é muito interessante e os cenários construídos também me envolveram.
- Adorei regressar a uma história com magia e voltar a ter conhecimento de uma amizade entre um trio.
- O personagem principal, o Callum não tem mãe mas tem um pai que não quer nada que ele vá para a escola de magia (o Magisterium).
- O prólogo do livro é muito misterioso.
- Algumas partes pelo meio pareceram-me engonhar um pouco, havia sempre algo por acontecer mas nada de relevante para a história.
- Um livro um pouco infantil, à semelhança do primeiro livro do H.Potter. (esta é uma série de cinco livros)
- Callum também não tem amigos na terra Natal e sempre se sentiu à parte, no Magisterium finalmente tem amigos que se preocupam com ele e faz amizades inesperadas até...
- Há um "mauzão" que agora está desaparecido, existe um tratado de paz entre esse mauzão e a escola e nos acontecimentos passados, sabemos que houveram guerras e foi numa delas que o mauzão se "recolheu".
- Ao longo de 12 anos (desde a última guerra), procura-se uma pessoa "especial" que seja capaz de fazer frente ao mauzão... (é encontrado neste primeiro volume da série).
- A estória passa-se nos dias de hoje, mas, os telemóveis não funcionam, então, há outras maneiras de comunicação... aqui envolve um "jarro" com um tornado lá dentro...
Semelhanças com o Harry Potter?
Eu encontrei várias e muita inspiração aí, no entanto, acho que todo o livro de magia com adolescentes vai sempre sofrer o estigma dessa comparação.
A capa do livro intrigava-me... por o Callum ser o rapaz moreno e o loiro ser o que está no meio.... Perto do fim, essa dúvida dissipou-se e aplaudi o desfecho.
Ah! Não digo uma outra semelhança com o Harry Potter... que tem a ver com a capa do livro... Uma semelhança enorme... quem for ler o livro, vai perceber....

Sem comentários: