5 de maio de 2015

Opinião - As Dez figuras Negras - Agatha Christie


Título: As Dez Figuras Negras
Autora: Agatha Christie
Editora: Asa

Sinpose:
Dez desconhecidos que aparentemente nada têm em comum são atraídos pelo enigmático U. N. Owen a uma mansão situada numa ilha da costa de Devon. Durante o jantar, a voz do anfitrião invisível acusa cada um dos convidados de esconder um segredo. Nessa mesma noite um deles é assassinado. A tensão aumenta à medida que os sobreviventes se apercebem de que não só o assassino se encontra entre eles como se prepara para atacar uma e outra vez…

Opinião por Filipa Monteiro:
Há muito tempo que não lia a Duquesa da Morte.
Quando demoramos muito a regressar a um autor, esquecemos por vezes, o quanto gostamos de os ler.
Tinha-me esquecido o quanto gosto de ler Agatha Christie.
Um livro excelente para ler nesta altura, pois, para além de viajarmos para uma ilha na história, o livro é de leitura fácil e rápida.
Estamos contantantemente alerta mas isso também faz com que, com a ansiedade gerada, só queiramos mais e mais até chegarmos finalmente ao fim.
É um livro de leitura compulsiva.
Como é costume nos livros desta autora, há muitos suspeitos e muitas personagens, o que nos faz mudar as nossas suspeitas e inclinações a toda a hora.
Em "As dez figuras negras", há dez pessoas que vão para uma ilha a convite de um homem misterioso e, logo nessa primeira noite, ao chegarem, o propósito de lá estarem é revelado. Foram ludibriados para irem passar uma semana à ilha e, quando chegam percebem que algo de muito errado se passa.
Nessa ilha, há uma casa muito grande e, é nessa casa que, em todos os quartos há uma lengalenga infantil em relação a dez figuras negras.... uma lengalenga que passa despercebida aos recentes hóspedes... Mal estão instalados e acabados de jantar, há uma voz saída de um gramofone que os acusa a todos, sem excepção de terem cometido crimes no passado... Instala-se o pânico, indignação, revolta e o medo. É neste ponto que o livro começa a avançar a um ritmo rápido com mortes atrás de mortes, com tensão agravada e, em que os protagonistas se acusam uns aos outros.
Ninguém dorme descansado...
E isto passa-se em apenas... uma semana...
Um livro realmente terrífico e mordaz, com um ambiente negro e em que o vilão é um personagem que se esconde muito bem por trás.... da sua sapiência.
Não lhe vou dar as 5* por uma razão muito simples. Pela primeira vez (em três livros que leio da autora) desconfiei desde o início do que se viria a revelar como vilão. Ao longo do livro, mudei para outros, no entanto, aquela minha inclinação esteve sempre no fundo do meu pensamento e, quase perto do final, só pensava na solução como sendo... a que realmente foi.
Só por essa razão não lhe dou as 5*, por não ter sido totalmente surpreendida, mas acredito que muita gente o irá ser.......

Sem comentários: