7 de maio de 2015

NASCENTE: Sabia que pode fazer Mindfulness à secretária, no automóvel e enquanto cozinha?

Praticar Mindfulness está cada vez mais na moda. Executivos e funcionários de gigantes como o Twitter, Instagram, Facebook, Google e INTEL já não vivem sem esta prática. Afinal, trata-se de uma excelente ferramenta para treinar a mente como forma de regular a atenção, o pensamento executivo e o equilíbrio emocional. 
 
Apesar de ser uma técnica com 2500 anos de existência, o Mindfulness conhece agora uma nova expressão, fruto de uma sustentação na ciência, chegando às massas. De acordo com a Mindfull Magazine, hoje existem mais de 12 mil professores certificados que praticam Mindfulness em centros académicos, clínicos, escolas, estando esta prática implementada já em áreas como o desporto, política, economia, educação, entre muitas outras.

Foi com o livro O Poder da Meditação Mindfulness, igualmente editado igualmente pela Nascente, que esta ferramenta se tornou, em 2014, conhecida de uma forma mais massificada, fruto, também, da curiosidade dos média. E, após diversos livros entretanto publicados, chega agora às livrarias um livro completamente diferente do que existe no mercado.

Com Mindfulness no Dia a Dia (Nascente l 192 pp l 13,99€), o leitor vai aprender que é possível abrandar o ritmo, e que a Atenção Plena pode fazer parte da sua rotina diária sem ter de lhe reservar um momento ou espaço próprios. O autorPadraig O'Morain ensina, de uma forma prática, como é possível praticar mindfulness enquanto desempenhamos as tarefas comuns da vida diária, sem ter de lhe reservar um momento e um espaço especiais.

Mindfulness no Dia a Dia apresenta um conjunto de dicas e exercícios breves que poderá facilmente pôr em prática: no trabalho, em casa ou em viagem, nas suas relações pessoais e profissionais, para resolver insónias ou em momentos de desgaste emocional.

Aprenda a utilizar o mindfulness em movimento (ex.: no automóvel), na alimentação (ex.: enquanto cozinha) e em casa (ex.: para ajudar a dormir). Descubra os benefícios para as crianças e adolescentes (ex.: manter a cabeça fresca para os exames), nas relações (ex.: aprender a olhar para o companheiro), no trabalho (ex.: sentado na secretária), entre outros.

Padraig O'Morain sistematizou, ainda, num calendário mensal, como praticar o mindfulness todos os dias. Basta olhar para o dia do mês (1 a 31) e tentar fazer o exercício sugerido para essa data. Se o leitor o usar durante algum tempo, irá reparar que se vai tornando mais plenamente atento, com benefícios associados em termos de bem-estar e dos seus níveis de stress.

A Nascente disponibiliza os primeiros capítulos para leitura imediata, aqui.

Sem comentários: