20 de maio de 2015

Jogo "Evolve" - Crítica


Na ultima década viemos a conhecer cada vez melhor o multiplayer simétrico nos videojogos, este consiste em ter pessoas em duas ou mais equipas todas com as mesmas hipóteses de vencer. Evolve segue uma linha diferente, multiplayer assimétrico. Neste jogo uma equipa de quatro caçadores vai tentar abater uma criatura ou serem arrasados pela mesma.
Evolve é um jogo para cinco jogadores no qual quatro tomam os papéis dos caçadores e um quinto o do monstro. Os quatro caçadores são o Caçador (trapper) que pode usar armadilhas para conter a criatura, o Suporte (support) que ajuda os restantes evitando dano causado à equipa e fazer de olheiro para a criatura, o Médico (medic) como o nome indica cura os aliados durante a batalha e o Assalto (assault) consegue infligir imensos danos à criatura. Do outro lado do ringue temos uma criatura capaz de evoluir, dai o nome do jogo, para mais dois de três estágios, ao ingerir a fauna local e fazendo certas ações no jogo.


O jogo começa com a criatura a ter uma vantagem e a começar por fugir aos caçadores usando a flora e geografia do planeta, que está a mostrar muito bem as capacidades gráficas desta nova geração de consolas. Os caçadores tem de perceber não só a geografia do nível como também ver pássaros a voar para fugir da criatura ou usar as capacidades do Caçador para por sondas que disparam quando a criatura passa por elas. Depois joga-se um jogo do gato e do rato enquanto a criatura foge e tenta evoluir, ganhando novas habilidades e ficando cada vez mais forte. Quanto ocorre um encontro todos os elementos da equipa têm de se coordenar para lançar uma armadilha à criatura visto que esta é mortal mesmo nos estágios iniciais para uma equipa descoordenada. Se por ventura a equipa permite a criatura chegar aos estágios finais está quase garantida a vitória para a criatura.


Uma das coisas que mais nos alegrou neste jogo é a longevidade do jogo ao tomarmos cada um destes papeis, sendo o monstro o preferido da nossa equipa. O jogo contém vários modos de jogabilidade para aumentar a sua longevidade, sendo estes caça (hunt) em que os caçadores caçam o monstro ou vice versa, Ninho (nest) nos quais os caçadores têm de eliminar seis ovos da criatura, salvamento (rescue) no qual colonizadores do planeta estão perdidos pelo mapa e os caçadores têm de impedir que a criatura os apanhe e por fim Defesa (defend) no qual os caçadores têm de defender um nave espacial enquanto esta está a ser abastecida e o monstro tem que a destruir. O jogo torna-se muito emocionante quando jogado com mais quatro amigos principalmente se estiverem fisicamente no mesmo local. Mas juntar quatro amigos pode ser complicado e o jogo faz um bom trabalho ao injectar "bots" nos papeis das personagens que não foram escolhidas pelos jogadores.


Jogar on-line pode por vezes ser difícil pois os restantes jogadores falham por vezes o intuito da sua personagem e acabamos com Caçadores que não fazem o seu papel dando tempo à criatura para evoluir para o estágio final e destruir por completo qualquer plano. Por outro lado quando encontramos jogadores com um pleno conhecimento da sua personagem o jogo sobe a níveis épicos de diversão.
O jogo é divertido e aconselhamos, mas pode tornar-se repetitivo visto existirem poucos níveis e criaturas para já, ficando a promessa da equipa do jogo de mais conteúdo para o futuro.

Crítica por Tiago Costa

Sem comentários: