28 de maio de 2015

Evento - "Iberanime 2015 Lisboa"


Mais um ano se passou desde a vinda da iberanime a Lisboa e sendo assim estava na altura de se iniciar mais uma iteração da mesma, tal evento aconteceu no MEO Arena durante os dias 9 a 10 de Maio.
Mais cosplay, noodles, manga, sweetrools, dragonball, naruto, mochi, videojogos, evangelion, full metal alchemist, pochy, adventure time, jogos de tabuleiro, one piece, cowboy bebop, gundamn, etc... venha a sua série japonesa favorita e quase de certeza que poderia encontrar algo relacionado com ela no evento.

Lisboa acordou neste fim de semana com pessoas vestidas, o chamado cosplay (abreviação de costume play), das suas personagens de series, jogos, manga japonesas a deambularem em direção ao parque das nações.

Ao chegarmos ao evento damos de caras com imensas filas e uma vontade de entrar enorme da parte dos participantes. Aproveitamos para tirar várias fotos com fãs entusiastas e é sempre maravilhoso ver a originalidade e dedicação dos fãs na maior parte dos fatos criados por eles mesmos.
Entrando no recinto somos brindados com um imenso mar de gente a alterna entre os dois palcos, o principal onde podemos ver eventos como um concurso de comida de noodles ou um concerto de Hiroshi Kitadani que dá voz à musica de One Piece e o secundário onde existem vários workshops de animação, videojogos, arte e escrita.

Existia entre as várias lojas dentro do evento uma secção dedicada a jogos feitos em Portugal onde fomos conhecer vários developers portugueses de jogos mas estas entrevistas ficam para um post mais tarde dedicado apenas a estes.

O evento tinha ainda mais duas partes, uma onde podíamos experimentar vários jogos de tabuleiro e jogar contra outras pessoas e um final onde podíamos ver vários aspectos da cultura japonesa como apreciar os vestidos tipicamente japoneses, aprender parte da linguagem, ouvir musica tradicional, observar a pintura tradicional ou mesmo ter um retrato feito por um mestre japonês.

Os fãs portugueses estão a aumentar a cada ano que passa e parece que o evento cada vez fica maior. Um dos problemas é exactamente esse pois o espaço era reduzido para o tamanho do evento, ficando o conselho de arranjarem um espaço um pouco maior para o ano. De resto aconselhamos a irem à maravilhosa cidade do Porto e aproveitarem para passar na versão Portuense deste evento que se vai desenrolar brevemente (mais informação aqui).

Por Tiago Costa

Sem comentários: