10 de abril de 2015

Opinião - Porto de Abrigo - Linete Landim


Título: Porto de Abrigo
Autora: Linete Landim 
Editora: Orangecat 

Sinopse: 
Depois de anos a navegar pelo mundo, sem destino, sem amarras, o libertino Guilherme Monteiro encontra na pequena vila de Vale Ribeiro a sua mais temida aventura: ser um homem casado. 
Convicto de que jamais alguém terá o poder de alterar o seu estilo de vida, Guilherme aceita o noivado com leviandade, longe de imaginar que a noiva, Mariana Bento, o enfrentaria e lutaria por ele como seu esposo, seu amante... seu, só seu. 

Opinião Patrícia da Silva: 
Começando pelo inicio...  surpreendeu-me bastante quando terminei o primeiro capitulo, já estava a ler o livro com tanta vontade e emoção. Acho que não esperava gostar tanto dele logo nas primeiras páginas. 
Quando leio algo de autores que não conheço, vou sempre um pouco com pé atrás, mas neste caso desde o momento que vi a capa do livro até que terminei o primeiro capitulo, esta autora foi sempre ganhando pontos no meu conhecimento literário.
Este livro é um romance histórico/sensual bem do estilo que eu gosto: personagens fortes, amores e desamores, confiança e traição, com pitada de humor e uma carga erótica q.b.,essas partes são realmente muito suaves, mas com maior pormenor que o habitual.
O enredo decorre muito rápido. Acontece muita coisa num livro tão pequeno, dai ter achado que algumas partes deviam ter tido mais importância, revelam-se demasiado rápido, em uma ou duas páginas. Mas isso também torna a leitura mais fluída e menos cansativa. Em grande destaque sim está sempre a relação do casal, com terceiros pelo meio, quase como se fossem os maus-da-fita a tentar separar aquilo que o amor uniu.
Ao longo do livro surgem diversas personagens secundárias, umas ditas quase vilões da história, outras achamos que vão causar muito impacto e no fim nada fazem, e ainda as que julgamos que já tiveram o seu tempo de antena e voltam para causar estragos surpreendentes. No entanto as personagens principais (o casal) são muito fortes, ela não é aquela personagem ingénua como na maior parte destes livros, mas ele também é um teimoso e grosseiro de primeira... bom, isso significa que tão depressa estão a esborrachar-se um no outro como de costas voltadas.
E no final quando achamos que já lemos tudo e já estamos a derramar a lagriminha do desgosto, mais uma outra reviravolta acontece, estes altos e baixos de emoções, são um ponto forte neste livro do inicio ao fim.
A Linete já nos deu uma pequena amostra, neste livro, do que virá a ser o 3º volume desta trilogia e espero ter hipóteses de o ler, tal como ainda tenho esperança de ler o 1º volume, pois todas as personagens se encontram também no decorrer deste livro.

Sem comentários: