11 de abril de 2015

Opinião - Mãe Coragem - Paulo Sousa Costa


Título: Mãe Coragem
Autor: Paulo Sousa Costa 
Editora: Matéria Prima

Sinopse: 
Pela primeira vez Dolores Aveiro, a mãe do melhor futebolista do mundo, abre o seu coração e fala da sua vida, das muitas dificuldades que passou e da forma decidida como sempre educou os seus filhos.
Criada num orfanato, Dolores Aveiro passou, na sua vida por muitas dificuldades. Decidiu enfrentá-las com determinação e muito trabalho. Lutou, emigrou, fez tudo o que pôde mas parecia não ser suficiente. Mas quando a falta de recursos estava já a atingir um limite perigoso, Dolores engravidou novamente, de uma criança que iria mudar o rumo de todos.
A morte da mãe na infância, a violência familiar, o nascimento dos filhos, a dor da emigração, as decisões difíceis para alimentar o sonho de Ronaldo, a luta contra um cancro e o seu papel de avó, tudo num relato exclusivo conduzido por Paulo Sousa Costa.
Um relato inédito de uma mulher que criou uma família unida pelo amor. A prova de que devemos sempre acreditar no futuro, mesmo quando os dias são negros e injustos. 

Opinião por Mariana Passos:
Assim que peguei no livro percebi que este me iria trazer um turbilhão de sentimentos. 
Este é o livro da Mãe de Cristiano Ronaldo, e escrevo Mãe com letra maiúscula porque esta senhora assim o merece. Mãe Coragem. Coragem pela vida que enfrentou, pela perda que sentiu por perder a sua mãe demasiado cedo, pelos mal-tratos que perdoou ao seu pai e madrasta, pelo seu medo do casamento e gravidezes precoces, pela sua repentina emigração, pela cura de um cancro de mama, pela sua capacidade de passar os valores aos seus cinco filhos de que uma casa cheia de amor e pouca comida tem mais valor do que uma casa sem amor e a abundar de alimentos. 
Paulo Sousa Costa traz-nos a biografia de Maria Dolores, desde que era uma menina fragilizada e neglicenciada até á sua idade actual onde a mesma se identifica como uma pessoa de bem com a vida e finalmente feliz. É um livro de uma leitura fácil e agradável, repleto de carinho e amor, que nos mostra que as adversidades da vida podem tornar-nos mais fortes e cheios de ganas para viver.

Sem comentários: