16 de abril de 2015

Opinião - A Lista de Prioridades - David Menasche


Título: A Lista de Prioridades
Autor: David Menasche
Editora: Nascente

Sinopse:
O professor David Menasche tinha 34 anos quando lhe foi diagnosticado um tumor cerebral. Durante 6 anos submeteu-se a diversos tratamentos, na esperança de ultrapassar a doença. Até ao dia em que ficou paralisado de um braço e praticamente cego. Perdeu uma parte da memória e, pior, perdeu a capacidade de ensinar. Naquela que seria a decisão mais dolorosa da sua vida, abandonou o ensino e os seus alunos. No entanto, convicto de que queria viver o tempo que ainda lhe restava com dignidade e autonomia, David Menasche interrompeu os tratamentos e partiu numa viagem inspiradora pelos EUA, levando apenas a sua bengala e, às costas, a sua mochila. Acolhido por antigos estudantes seus, ultrapassou obstáculos, viveu experiências memoráveis, aprendeu lições de valor incalculável e tornou-se, ele próprio, um aluno. O cancro acabaria por vencer a batalha, mas ele nunca deixou, verdadeiramente, de viver.

Opinião:
Por vezes pensamos que as piores coisas acontecem às melhores pessoas, esta é certamente uma dessas vezes. David Menasche é daqueles professores que todos nós gostariamos de ter tido e que alguns de nós tivemos a sorte de ter tido, inspirador, estimulante e que faz com que os seus alunos tenham o discernimento para fazer as suas próprias escolhas e erros, alguém cujo interesse são educar e preparar os adultos de amanhã.
Durante 6 anos perdura pelos mais variados tratamentos, desenhados para prolongar a sua vida numa tentativa de apaziguar a sua doença. Nestes anos nunca parou de dar aulas, tentando cada vez mais inspirar os seus alunos, até que uma recaida, o faz repensar nas suas prioridades, confrontando os tratamentos que prologam a sua vida, com facto de aproveitar enquanto tem uma vida para viver. É assim, que apesar das muitas limitações e complicações fisicas, decide partir numa viagem através dos Estados Unidos da América, visitando os seus antigos alunos espalhados pelo país. Os seus ensinamentos aparentemente deram frutos, pois muitos dos seus ex-alunos encontram-se muito bem na vida e muito saudosos de rever o seu antigo professor nesta última fase da sua vida. Testemunho deste facto são os pequenos textos criados pelos seus alunos, onde se pode ver o carinho que aconteçe quando alguém consegue marcar a nossa vida de forma tão definitiva.
É incrivel ver que apesar das suas limitações fisicas, David mantém um estado de espirito muito humilde, aprendendo coisas com cada viagem e novo ex-aluno que reencontrava, com uma nova perspectiva sobre a vida e encarando-a de frente e sem medos, a certa altura vemos que David passa ele próprio a ser um aluno, aprendendo sobre a vida e estimando-a cada vez mais. Nunca se nota uma ponta de fraqueza no tom de David, conseguindo até ver-se a coragem e a força com que luta, esta claramente não é uma história de pena e sofrimento, mas sim uma de crescimento pessoal e amadurecimento.
Mais que tudo, esta é uma história da vida de David, da sua familia, das suas ligações com as outras pessoas, das suas escolhas e dos seus objectivos. O título deste livro surge de um momento que David sempre partilhou com os seus alunos, todos os anos deveriam fazer uma lista de prioridades, uma lista que mostrava em que ponto se encontrariam em relação aos objectivos por si próprios lançados. Um momento de inspiração e introspecção, algo que muitos de nós deveriamos fazer, pondo em perspectiva as nossas próprias prioridades e objectivos.

Sem comentários: