19 de abril de 2015

Opinião - Ligeiramente Casados - Mary Balogh

Título: Ligeiramente Casados
Autora: Mary Balogh
Editora: Asa

Sinopse:
Como todos os Bedwyn, Aidan tem a reputação de ser arrogante. Mas este nobre orgulhoso tem também um coração leal e apaixonado - e é a sua lealdade que o leva a Ringwood Manor, onde pretende honrar o último pedido de um colega de armas. Aidan prometeu confortar e proteger a irmã do soldado falecido, mas nunca pensou deparar com uma mulher como Eve Morris. Ela é teimosa e ferozmente independente e não quer a sua proteção. O que, inesperadamente, desperta nele sentimentos há muito reprimidos.
A sua oportunidade de os pôr em prática surge quando um parente cruel ameaça expulsar Eve de sua própria casa. Aidan faz-lhe então uma proposta irrecusável: o casamento, que é a única hipótese de salvar o lar da família. A jovem concorda com o plano. E agora, enquanto toda a alta sociedade londrina observa a nova Lady Aidan Bedwyn, o inesperado acontece: com um toque mais ousado, um abraço mais escaldante, uma troca de olhares mais intensa, o "casamento de conveniência" de Aidan e Eve está prestes a transformar-se em algo ligeiramente diferente…

Opinião por Ana Rita Bastos:
Mary Balogh brinda-nos com uma saga, a dos irmãos Bedwyn, onde tudo acontece ligeiramente...ou não!
"Ligeiramente Casados" conta-nos a história de Aidan Bedwyn e Eve Morris. Aidan é um militar que fez uma promessa a um amigo: contar pessoalmente à sua irmã da sua morte. O problema é que Aidan não vai encontrar uma simples mulher, vai sim encontrar alguém determinado e muito independente. Mais tarde, depois de casarem por conveniência para salvar o lar e a família de Eve, estes dois vão deparar-se com sentimentos mais fortes que o simples dever de marido e mulher.
Eis o engraçado deste livro: tal como em muitos outros livros de época, neste podemos encontrar uma história de amor muito pouco provável, mas a autora torna-a diferente. Para começar tudo aqui iniciou ao contrário. Eve já tem à sua responsabilidade duas crianças (embora não sejam suas filhas), depois casa-se (embora que por conveniência) com Aidan Bedwyn e só por fim se apaixona! Mary Balogh teve a capacidade de tornar tudo diferente, mostrando ao leitor o percurso que Eve e Aidan atravessaram até se apaixonar, mesmo sendo só depois do casamento, recorrendo a todos os pormenores necessários.
Por outro lado, neste livro Balogh optou por mostrar toda a família Bedwyn e não ficar apenas por Aidan. Ela apresenta uma família de alta sociedade, mas que é um pouco diferente das outras. É recorrente observar-se momentos divertidos, que acabam por nos prender mais ao romance e até torná-lo mais pessoal. Sendo assim, ao longo do livro é possível conhecer-se os irmãos Bedwyn, deixando presente a curiosidade do que acontecerá nos seus respetivos livros. Cada um é mais engraçado e peculiar que outro, cativando sem dúvida o leitor.
Este foi um romance bem pensado que associa a diferença, o amor e a sensualidade quanto baste para o tornar fantástico.

Sem comentários: