4 de abril de 2015

Opinião - Criaturas Maravilhosas - Kami Garcia e Margaret Stohl


Título: Criaturas Maravilhosas
Autoras: Kami Garcia e Margaret Stohl
Editora: Gailivro

Sinopse:
Lena Duchannes é diferente de qualquer pessoa que a pequena cidade sulista de Gatlin alguma vez conheceu. Ela luta para esconder o seu poder e uma maldição que assombra a família há gerações.
Mas, mesmo entre os jardins demasiado crescidos, os pântanos lodosos e os cemitérios decrépitos do Sul esquecido, há um segredo que não pode ficar escondido para sempre. Ethan Wate, que conta os meses para poder fugir de Gatlin, é assombrado por sonhos de uma bela rapariga que ele nunca conheceu.
Quando Lena se muda para a mais infame plantação da cidade, Ethan é inexplicavelmente atraído por ela e sente-se determinado a descobrir a misteriosa ligação que existe entre eles. Numa cidade onde nada acontece, um segredo poderá mudar tudo.

Opinião Andreia Patrícia Dias:
Quando peguei no livro Criaturas Maravilhosas não tinha qualquer tipo de expetativa em relação a ele, apenas esperava que fosse uma leitura agradável, tendo como fundo uma história de amor (típica dos livros que estão na moda atualmente). Ou seja, eu esperava mesmo só um livro para passar o tempo… Por isso, tenho de dizer que o livro ainda me surpreendeu um bocadinho, pois dei por mim a ir para a cama e não conseguir dormir sem ler umas boas páginas dele.
A história em si gira em torno de um jovem rapaz, Ethan, que vive numa vila típica onde tudo parece demasiado comum, pelo que ele sonha com o dia em que completa os estudos e vai viajar pelo mundo, explorar as terras que ele “ouve” falar nos livros. Além disso, e literalmente falando, também sonha com uma rapariga, sonhos demasiado reais para serem só sonhos… E é então que a conhece, Lena Duchannes, a nova moradora de Gatlin e a rapariga que vai colocar a população a falar e falar, a revirar meio mundo para que ela abandone a vila. Depois, toda a história começa a desenrolar-se em torno disso e da relação que os dois personagens vão criando entre si.
Um ponto forte neste livro é que ele é relatado do ponto de vista do Ethan, deixando de lado a típica melancolia e pensamentos deprimentes característicos de várias personagens femininas de outros livros que se enquadram no mesmo género. Outro ponto positivo, é o facto de as escritoras conseguirem criar um bom enquadramento para a sua história, tanto que Gatlin parecia “estar viva” para além daquilo que o Ethan nos ia relatando, não se tratando de mais um plano de fundo mal construído e mal explorado. Claro, que não poderia também deixar de falar do constante mistério que gira em torno de todos os personagens, o que nos parece tão certo a dado momento torna-se numa incerteza no momento seguinte! Isso acaba por prender bastante o leitor, que nunca chega a saber o que esperar e é constantemente surpreendido.
Contudo, mesmo tendo todos estes pontos positivos, não se pode dizer que o livro Criaturas Maravilhosas tenha trazido algo de novo para a literatura fantástica. No fundo, trata-se de conceitos já usados, mas com outros nomes e com uma história diferente.
Sobre a escrita das autoras, é uma escrita apelativa e bem estruturada, não chegamos a sentir necessidade de mais informação para sentir que estamos dentro do mundo que ambas criaram. Acrescenta-se a isso o ligeiro humor denotado em alguns pensamentos irónicos de Ethan, o que facilita bastante a leitura e nos arranca sorrisos. As personagens têm uma personalidade bem construída, sendo que há algumas bem carismáticas com as quais facilmente nos ligamos e nos deixa a desejar por mais.
Os amantes de livros sobrenaturais certamente que vão gostar de ler Criaturas Maravilhosas! Agora também em filme!

Sem comentários: