25 de abril de 2015

I Ching

Pergunte ao I Ching, pense nas respostas, decida por si.
O I Ching é um sistema milenar de divinação. A sua origem é incerta, mas supõe-se que terá derivado de práticas de divinação da dinastia Shang, a segunda dinastia registada pela historiografia tradicional chinesa, e que os primeiros textos deste livro das mutações terão sido escritos por volta de 1000 a.C.

Pouco antes de morrer, o sábio Confúcio disse que se tivesse mais de 50 anos de vida os dedicaria ao estudo do I Ching. Nas suas diversas edições completas, este livro de sabedoria, filosofia de vida e reflexão pode chegar às 800 páginas.

Para a presente edição, Manuel Madeira de Santana, estudioso do I Ching que usa este método na sua vida quotidiana há várias décadas, oferece uma introdução clara, acessível e simples a esta forma de obter respostas para as dúvidas que mais nos inquietam.

O I Ching é, assim, uma abordagem introdutória a este sistema milenar, que apresenta as diversas tabelas de divinação e ensina como qualquer um as pode ler, interpretar e usar.

Com prefácio de Pedro Rolo Duarte.
“Na verdade, eu percebi nesse momento a essência do I Ching: um livro que às nossas perguntas responde com ideias, propostas de reflexão, sugestões vagas que nos ajudam a decidir.”

Sem comentários: