21 de março de 2015

Opinião - A Vida de Pi - Yann Martel


Título: A Vida de Pi
Autor: Yann Martel
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Filho do administrador do jardim zoológico de Pondicherry, na Índia, Pi Patel possui um conhecimento enciclopédico sobre animais e uma visão da vida muito peculiar. 
Quando Pi tem dezasseis anos, a família emigra para a América do Norte num navio cargueiro juntamente com os habitantes do zoo. Porém, o navio afunda-se e Pi vê-se na imensidão do Pacífico, a bordo de um salva-vidas, acompanhado de uma hiena, um orangotango, uma zebra ferida e um tigre de Bengala.

Opinião por Inês Margarida Brito:
Um livro sobre a sobrevivência, sobre a capacidade humana. 
Ao ler este livro somos transportados para outra dimensão. Yann Martel descreve na perfeição, primeiro os cheiros indianos, e a vida no zoo de Pondicherry, assim como as angústias do pequeno Pi Patel. Quando nos habituávamos a esta dimensão, somos transportados para o meio do oceano Pacífico, e até conseguimos cheirar o sal no ar, querendo ajudar Pi a ultrapassar a sua dificuldade em pescar e matar peixes, o que nunca pensou fazer.
E é assim, neste ambiente, onde Pi convive com um tigre de bengala, e o passar dos dias passa sem nos apercebermos, não interessa na verdade, que num instante este livro é devorado. Sempre na ânsia se Pi sobreviverá, o que acontecerá a Richard Parker, e como é possível acreditarmos nesta bela história. 
Para mim, um livro imprescindível, que nos faz pensar nas certezas que temos na vida, como damos tudo como garantia, enquanto a água potável e o alimento, bens essenciais à sobrevivência, podem-se tornar algo tão importante e raro como Yann Martel descreve. 
Penso que acima de tudo, o livro transporta-nos para o pacífico, para a vida de Pi, e os seus medos e dificuldades. O que para mim é essencial num bom livro.

Sem comentários: