26 de março de 2015

Opinião - A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Banana


Título: A Sociedade Literária da Tarte da Casca de Banana
Autoras: Annie Barrows e Mary Ann Shaffer
Editora: Suma de Letras

Sinopse:
Londres, 1946. Depois do sucesso estrondoso do seu primeiro livro, a jovem escritora Juliet Ashton procura duas coisas: um assunto para o seu novo livro, e, embora não o admita abertamente, um homem com quem partilhar a vida e o amor pelos livros.
É com surpresa que um dia Juliet recebe uma carta de um senhor chamado Dawsey Adams, residente na ilha britânica de Guernsey, a comunicar que tem um livro que outrora pertenceu a Juliet. Curiosa por natureza, Juliet começa a corresponder-se com vários habitantes da ilha.
É assim que descobre que Guernsey foi ocupada pelas tropas alemãs durante a segunda Guerra Mundial, e que as pessoas com quem agora se corresponde formavam um clube secreto a que davam o nome de Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata.
O que nasceu como um mero álibi para encobrir um inocente jantar de porco assado transformou-se num refúgio semanal, pleno de emoção e sentido, no meio de uma guerra absurda e cruel.

Opinião por Filipa Faria de Abreu:
Este é um livro que eu chamaria de surpreendente. O que me chamou a a atenção neste livro foi a (bonita) capa que tem! É uma capa com uma bonita letra, selos de cartas (que eu adoro), caneta de tinta permanente..bom é uma capa que facilmente me faz apaixonar.
Li a sinopse e gostei! (Ajudou estar a menos de 5 euros na fnac - e eu não resisto a livros tão baratos). Quando o abri dei-me conta que não tinha capítulos, estava dividido em duas partes e era TODO em cartas. A princípio achei estranho mas prontamente fiquei curiosa para ler tanta cartas.
A história é simples mas as personagens e as suas vivências não. As personagens são maravilhosas e as histórias são da época da segunda guerra mundial. Juntamos aqui ternura, emoção, comoção, alegria. Juntamos livros, amigos, paisagens e sensações. É um livro de facto envolvente e que nos surpreende. Quando damos conta ja chegamos a meio do livro. O facto de ser em cartas faz-nos querer ler a seguinte e o tempo passa a voar. É um livro com lições.
Surpreendeu-me. Fez-me gostar mesmo muito dele. Recomendo. É um livro maravilhoso, este.

Sem comentários: