20 de março de 2015

Opinião - O Olho da Lua - Anónimo

Título: O Olho da Lua
Autor: Anónimo
Editora: 1001 Mundos

Sinopse:
Depois de dezoito anos de chacinas (e quantidades industriais de bourbon) é altura de Bourbon Kid parar com a matança. Porém, Peto, o monge de Hubal, regressa a Santa Mondega com o misterioso Olho da Lua, à procura do assassino encapuçado, e não está sozinho.
À medida que a Noite das Bruxas se aproxima, os heróis improváveis Dante e Kacey são mais uma vez sugados para o violento vórtice do mal, juntamente com bandos de vampiros (e um ou outro lobisomem). Acrescentem-lhe Sanchez (o barman indiscreto), os Serviços Secretos, Jessica (o anjo de morte) e um novo Senhor das Trevas e haverá novo banho de sangue não tarda.
Quando o golpe para liquidar o Kid falha, os que o querem ver morto descobrem que a situação sofreu uma reviravolta. O Kid tem a sua própria lista de alvos a abater e desta vez não vai poupar ninguém…
Esta sangrenta mas brilhante sequela de O Livro Sem Nome dá seguimento à saga com uma arrepiante história de massacres, carregada de humor negro, caos e gente doida.

Opinião:
Depois se uma sinopse destas, não sabia muito bem onde me estava a meter, podia ser um verdadeiro flop, ou podia ser um grande hit. Este título segue e história de O Livro sem Nome, o primeiro capitulo desta série, e depois de ter lido O Olho da Lua, vou claramente investigar mais aprofudadamente o contexto de algumas destas personagens no primeiro título.
Devo para já advertir que este livro não é para todos, pois é preciso um gosto adquirido para poder ver para além das descriçoes gráficas de violência, para realmente experenciar esta série na totalidade. Estes episódios violentos são muitas vezes quebrados com momentos de humor negro que passam pelo leitor como um limpa palato, retirando alguma da carga e tensão dos ombros do leitor.
Neste livro seguimos pontos de vista de diversas personagens, todas elas construida de forma muito "alucinada" criando momentos de verdadeiro terror psicológico. Algumas das personagens incluem vampiros, lobisomens e até mesmo múmias, todos desejosos de cometer os actos mais cruéis e violentos imagináveis.
Toda a história e ação passam a um ritmo frenético, sendo por vezes algo complicado seguir todos os momentos e visões diferentes (ainda mais quando ainda nem sequer li o primeiro livro!) mas uma coisa é certa, as descrições feitas pelo autor vão deixar imagens bastante vívidas na cabeça do leitor, a atenção ao detalhe das cenas de ação é intensa e muito bem conseguida, o que torna este livro bastante imersivo.
Altamente recomendável se forem fãs deste género e até mesmo se não forem, há sempre uma primeira vez para tudo!

Sem comentários: