30 de março de 2015

Opinião - A Lua de Joana - Maria Teresa Maia Gonzalez


Título: A Lua de Joana
Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez 
Editora: Pi 

Sinopse: 
Ao lermos a Lua de Joana, não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que realmente é importante na vida. Porque este livro alerta-nos para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena…

Opinião por Diana Sofia Calado: 
Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez, é um livro em que a autora estava plenamente consciente dos assuntos da actualidade quando o escreveu. Esta obra fala-nos do como e do porquê de os jovens enveredarem pelo caminho da droga e, de uma maneira própria, a autora prende a atenção do leitor às suas páginas.
Na verdade é uma obra arrebatadora e que surpreende quem a lê, com a aproximação da história da personagem Joana ao dia-a-dia dos adolescentes da actualidade. Ficamos presos ao livro e só conseguimos parar quando chegamos ao fim de todo o enredo.
O fim, porém, é completamente inesperado, chegando a ser perturbador, pois todos esperamos o final feliz dos contos de fada mas, neste caso, o final chama a atenção para o lado negro das histórias de pessoas que são capturadas no mundo da droga, mandando a mensagem, já muito conhecida pela humanidade: ”Diz Não à Droga”.
Maria Teresa Gonzalez, neste livro, consegue alertar os jovens para os problemas da vida. Esta obra, fascinante e viciante, afigura-se-nos acessível e actual, sendo mesmo um dos melhores livros desta autora. Uma história viciante que deliciará todos os adolescentes que o lerem. Altamente recomendável.

2 comentários:

O Feitiço dos Livros disse...

Já li este livro já lá vão mais de 10 anos. E na altura sei que gostei, mas como o tema é um pouco forte não sei se planeio voltar a lê-lo!

http://o-feitico-dos-livros.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Caso estejam interessados.

A Umbigo Companhia de Teatro apresenta:

Dias 17, 18 e 19 de Março no Teatro Carnide
A Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez
Encenação: Ricardo Barceló
Interpretação: Beatriz Segura, Joana Rodrigues e Melissa Logrado
Reservas: 910 789 764 | producao.tcarnide@gmail.com