2 de março de 2015

Opinião - A Lista Negra - Brad Thor



Título: A Lista Negra
Autor: Brad Thor
Editora: Bertrand Editora

A Lista Negra é uma boa história de espiões, cheia de ação e aventura. Este é o 11º livro desta série, e apesar de ter sentido bastante vontade de ler os outros livros, não é estritamente necessário. Foi dada à história bastante contexto, e personagens de títulos passados que aparecem são, também elas, re-introduzidas ao leitor, o que permite assim seguir a acção ininterruptamente.

Com este livro, o autor parte de uma premissa, que poria o comum dos mortais num dilema paradoxal: Trocaria a sua liberdade por segurança? Num mundo cada vez mais interligado pelas novas tecnologias e no pico do fenómeno das redes socias, existem variadas peças de informação sobre cada um de nós, que vão desde os nossos gostos, amigos e hábitos. É neste contexto que várias teorias de conspiração governamental habitam, e esta, está inteligentemente concebida.

Somos re-apresentados a Scot Harvath, um “super-espião” americano. Um ex-Navy Seal capaz de tudo para garantir a segurança da América. Ao regressar de uma missão, chega a Paris e é subitamente atacado por homens armados. Scot consegue escapar e tenta o seu melhor para permancer fora do radar, porém, não faz a menor ideia de quem o tentou assassinar. Quando finalmente se encontra num local seguro, tenta contactar a base, apenas para encontrar silêncio. 

Eventualmente descobre que existem personagens muito poderosas, com ligações a variadas agências governamentais, que pretendem obliterar a nossa forma de viver em sociedade, utilizando a internet para o conseguir.

Este é um thriller do qual em gostei bastante, escrito de forma inteligente e com cenas de ação intensas e de passo acelerado, foi no entanto, a premissa que me prendeu do principio ao fim. As alusões ao uso de redes sociais e novas tecnologias, fez-me muitas vezes repensar o uso que faço das mesmas e deixou-me com uma estranha sensação de verosimilidade. Este poderia ser um cenário real, dadas as circunstâncias certas todos nós poderiamos ser afetados por algo, que à primeira vista, é bastante inofensivo.

Sem comentários: