4 de março de 2015

Opinião - Envolvidos - Emma Chase



Título: Envolvidos
Autora: Emma Chase
Editora: Topseller

Sinopse:
Ele é rico, incrivelmente atraente e arrogante. Ela é fantástica, lindíssima e ambiciosa. Irão chocar um com o outro ou acabar envolvidos?

Drew Evans trabalha diariamente em negócios de milhões e seduz todas as mulheres de Nova Iorque com um único sorriso. Se a vida lhe corre tão bem, então porque é que está fechado em casa há sete dias, a sentir-se miserável e deprimido? Ele vai dizer a toda a gente que está com gripe, mas a verdade não é bem essa.

Quando Katherine Brooks é contratada para trabalhar com Drew no banco de investimento do pai, a sua vida de playboy, habituado a ter tudo o que quer, dá uma volta de 180º. A competição profissional a que ela o sujeita irrita-o, a atração que sente por ela é perturbadora e a sua aparente inabilidade para conquistá-la é exasperante. Seja como for, Drew tem uma única regra inquebrável na sua vida: não se envolver com colegas de trabalho.

Mas será que Drew vai ser capaz de resistir a Kate? E como é que uma única mulher pode transformar o mais sedutor e bem-sucedido dos Don Juans num pobre homem desesperado?

Opinião: 
Foi-me dito uma vez, que todos os homens deveriam ler livros de romance mais inclinados para o público feminino, pois iriam ter uma nova luz sobre alguns dos pensamentos que as mulheres preferem manter para si só. 

Ao que parece, este título é a excepção que confirma a regra. Não me levem a mal, mas apenas digo isto, porque esta história é narrada pelo protagonista masculino, tendo em conta o seu ponto de vista sobre as situações com as quais se depara. Apesar de não me sentir particularmente atacado pelos maneirismos da personagem, conheço alguns elementos do sexo masculino, que são a epítome de quem nos é apresentado e de certa forma, é engraçado ver como estes esteriótipos se desenvolvem e como eventualmente são quebrados.

É assim que, na primeira pessoa, conheçemos Drew Evans. Típico playboy: rico, charmoso, narcisista, arrogante e com o mundo a seus pés.  Uma noite conheçe a linda e confiante Kate Brooks, alguém que lhe irá dar algo que nunca ninguém deu, parecendo não estar minimamente interessada no homem, que está bastante habituado e ter qualquer mulher que queira. Este até poderia ser um evento que poderia ser descartado rapidamente por Drew, mas é quando Kate começa a trabalhar na mesma empresa, que Drew se vê em várias situações de amor/ódio, pois apesar de seguir o princípio de não se envolver com colegas de trabalho, encontra-se irremidiavelmente atraido por Kate, e é muito díficil para ele suportar (e até por vezes compreender) a feroz competição profissional que se desenrola.

Apesar do enredo não ser inovador, o facto de se conheçer esta história pelo ponto de vista masculino, dá-lhe um novo twist, e este é factor largamente aproveitado pela autora, criando assim situações únicas e engraçadas, que resultam quer o leitor seja masculino ou feminino. E apesar de exageradas, as personagens são bem definidas e criam muita empatia para o leitor.

Leve, engraçada e inteligente, esta é uma boa história, com comédia e sensualidade q.b., juntando duas personagens aparentemente opostas, mas que ao mesmo tempo se complementam, criando uma dinâmica muito interessante e altamente recomendável. Uma oportunidade de ouro para o público feminino poder saber coisas sobre o sexo oposto, em grande detalhe e com uma frontalidade ímpar.

Sem comentários: