2 de fevereiro de 2015

Jogo "Marvel Ultimate Alliance 2" – PS3 - Critica


Opinião por Tiago Costa:
Nunca fui um grande fã do universo DC comics, já o contrário não posso dizer do Universo Marvel. Desde que descobri numa papelaria, atrás das revistas e jornais, uma secção de comics (ou gibis devido à tradução brasileira) comecei a explorar esse Universo, desde heróis que se balanceavam em redes de aranha até equipas de mutantes que se passeavam pelo mundo a lutarem contra vilões.
Passados vinte anos já não leio os comics embora esteja a par de todas as grandes sagas do universo Marvel, desde Thanatos (que vem em forma de filme em 2015) à Phoenix (já passada para filme em X-Men 3). Mas como fã, sempre que posso volto a visitar a Marvel, vendo os filmes, algumas publicações de relevo e claro está, jogando os jogos que são publicados. Em 2009 foi publicado o jogo Marvel Ultimate Alliance 2 (MUA2) para as consolas da altura, hoje fazemos uma menção a este jogo.

O jogo começa num ataque à nação fictícia da Latvéria com o apoio de Nick Fury da S.H.I.E.L.D., no qual quatro heróis, Homem de ferro, Capitão América, Wolverine e Homem Aranha invadem a fortaleza do regente da nação, no que é claramente o inicio da saga Secret War publicada pela Marvel uns anos antes. De seguida o jogo desenrola-se e muda drasticamente de tom ao passar para a saga Civil War. Para quem não sabe, esta saga desenrola-se depois de um encontro entre heróis e vilões resultar na morte de cerca de 600 inocentes, incluindo várias crianças, o que provoca um surto de pedidos aos governos para legislarem, registarem e controlarem os indivíduos com super poderes. O homem de ferro é pró-registo e o Capitão América contra, o que faz com que se comecem a gladiar e a recrutar heróis e vilões para cada um dos lados. Todo o jogo anda em volta deste conceito interessante, e torna-se cada vez mais durante o desenrolar do jogo, podendo acabar de várias formas diferentes baseadas nas nossas escolhas.

O jogo em si é um action RPG, bem ao estilo do Diablo, no qual podemos escolher quatro heróis e batalhar vagas de inimigos e caras conhecidas do universo Marvel como bosses de nível. O jogo contém uma dinâmica muito interessante sendo possível saltar para cada um destes heróis e tomar o controlo dele, enquanto a Inteligência Artificial toma conta dos restantes três. Para aumentar ainda mais o interesse do jogo é possível recrutar mais três amigos para jogarem localmente e cada um tem o controlo do seu herói.

Falando em heróis, sendo este jogo um jogo de acção com elementos muito fortes de RPG, cada um deles contem um conjunto de dois ataques, rápido e forte, misturado com 4 poderes especiais e 4 habilidades especificas que podem ser evoluídas com o passar do jogo.
Os poderes são activos e podem ser usados desde que tenhamos energia para os lançar, normalmente são usados ofensivamente durante a batalha. As habilidades são geralmente passivas, providenciando bónus e extras aos heróis durante a campanha, sendo que algumas estão bloqueadas à facção que escolhemos.
Ao passar de nível ganham-se pontos para aumentar os poderes, e durante o jogo ganha-se globos luminosos que servem como moeda para se comprar aumentos nas habilidades.

A dinâmica da equipa de 4 heróis está muito bem conseguida e é possível lançar ataques devastadores usando vários elementos da equipa quando temos o fuse meter cheio, neste momento podemos fazer fuse entre dois heróis e juntar os seus poderes para atacar um grupo de inimigos ou um inimigo mais forte com melhor eficiência. O engraçado deste sistema é descobrir quais as combinações que melhor podem ser usadas entre os vários heróis, por exemplo o Wolverine e o Ironman juntam os seus poderes e os tiros do ironman são espalhados pelas garras de Logan, se for o Wolverine com Capitão América, Logan pega no Capitão e usa-o como aríete na batalha. Outro pormenor engraçado é ser possível escolher elementos só de uma equipa, por exemplo X-Men ou Quarteto Fantástico, e ganhar-se bónus especiais.

O jogo pode por vezes parecer caótico e muito escuro, tornando-o ainda mais confuso em certas situações. Senti ainda que por vezes estava sobre o controlo do meu herói e não sabia como estavam os outros três heróis em termos de saúde e energia para poderes, a Interface de Utilizador poderia ser melhorada neste aspecto. Mas é apenas uma pequena mossa num jogo que tem tudo para ser excelente.
Em termos de gráficos, sendo de 2009 já está um pouco ultrapassado nas animações, mas tendo o estúdio seguido uma estilização muito comic de todo o universo, os gráficos continuam bons. O som é muito adequado ao jogo com música que aumenta o interesse nas alturas certas. Os heróis gostam de falar durante a batalha mas torna-se rapidamente repetitivo.
As batalhas, que são o cerne do jogo tendem a ser repetitivas, mas o jogo mantém um balanço entre as batalhas e a exploração dos níveis, que contêm dezenas de itens escondidos prontos para serem encontrados.
O jogo explode na diversão quando jogado em modo cooperativo local ou online sendo que cada jogador, até quatro, controla um dos heróis. 

No geral Marvel Ultimate Alliance 2 é um bom jogo para a PS3 que aconselho a todos os que gostem de Action RPGs.

Sem comentários: