23 de fevereiro de 2015

8 ½ Festa do Cinema Italiano regressa a Lisboa de 25 de Março a 2 de Abril


Em 2015, a 8ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano regressa de 25 de Março a 2 de Abril, ao Cinema São Jorge, em Lisboa, com as antestreias das mais interessantes produções transalpinas, as obras em competição dos mais notáveis jovens realizadores italianos, convidados de renome, curtas-metragens, documentários, programação infantil e, para além do cinema, muito espaço programático dedicado à música, à literatura, à cultura e à gastronomia italianas.

Como habitualmente, o mais importante evento em Portugal dedicado ao cinema e à cultura de Itália e um dos festivais que teve um maior crescimento nos últimos anos, prossegue, depois de Lisboa, para o Porto, de 9 a 12 de Abril, Coimbra, Loulé e Funchal, e além-fronteiras, viajando para Angola, Moçambique e Brasil.

Um dos destaques do festival é a exibição, pela primeira vez, em Portugal da nova cópia restaurada digitalmente em 4K do "Nuovo cinema paradiso", de Giuseppe Tornatore, um marco na história do cinema, um dos filmes mais conhecidos internacionalmente e mais amados do cinema italiano. Para além de vencedor de inúmeros prémios, nomeadamente um Oscar, um Globo de Ouro, o Grande Prémio do Júri em Cannes, entre muitos outros, foi capaz de suscitar nos espetadores do mundo inteiro um sentimento especial, a ternura e saudade por um tempo que já não é, por um passado feito de fotogramas de cinema.
Os bilhetes custam 4€ e serão anunciadas mais novidades e surpresas nas próximas semanas, que podem ser também acompanhadas no site www.festadocinemaitaliano.com e na página de Facebook (facebook.com/festadocinemaitaliano).

8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, é uma parceria estratégica CML/EGEAC e uma co-produção com o Cinema São Jorge.

Sem comentários: