21 de janeiro de 2015

Exposição “Jóias da Carreira da Índia” inspira visitas temáticas e ciclo de conferências



Jóias de adorno, armas, relicários, livros e mapas, entre duas centenas de objectos que retratam as relações comerciais e as influências entre Portugal e os territórios da Índia, China, Ceilão e Sudoeste Asiático, integram a exposição “Jóias da Carreira da Índia”, patente no Museu do Oriente, e inspiram, a partir de 29 de Janeiro, visitas temáticas e um ciclo de conferências, ambos de entrada gratuita.

Visitas Temáticas
Todos os meses, um especialista convidado propõe uma abordagem aos conteúdos de “Jóias da Carreira da Índia” na óptica de temas como a condição feminina, o traje na corte, práticas terapêuticas e a gemologia. Cada visita desenha um percurso distinto e complementar, oferecendo leituras interdisciplinares enriquecedoras do contexto histórico, social e cultural da exposição.

Ciclo de Conferências
Focando núcleos específicos, cada sessão aprofunda temáticas presentes na exposição, situando-as no panorama mais alargado das suas respectivas áreas de estudo, como sejam a influência das “Jóias da Carreira da Índia na História de Portugal” ou a “A arte da filigrana no Oriente”, por exemplo.

Numa dinâmica dialogante, estas iniciativas promovem a partilha de conhecimentos em torno da exposição, envolvendo especialistas nacionais em áreas como História, Património, Artes Decorativas e Gemologia.

Paralelamente, foi criada uma visita orientada adicional, às quartas-feiras, para dar ao público mais uma forma de aproximação privilegiada a esta mostra temporária que termina a 26 de abril.

Todas as atividades requerem inscrição. A entrada é livre.

Sem comentários: