30 de abril de 2014

Passatempo - Fahrenheit 451

A D'Magia em parceria com a Europa-América tem para oferecer três exemplares de "Fahrenheit 451" de Ray Bradbury.

Sinopse:
O sistema era simples. Toda a gente compreendia. Os livros deviam ser queimados, juntamente com as casas onde estavam escondidos...
Guy Montag era um bombeiro cuja tarefa consistia em atear fogos, e gostava do seu trabalho. Era bombeiro há dez anos e nunca questionara o prazer das corridas à meia-noite nem a alegria de ver páginas consumidas pelas chamas... Nunca questionara nada até conhecer uma rapariga de dezassete anos que lhe falou de um passado em que as pessoas não tinham medo. E depois conheceu um professor que lhe falou de um futuro em que as pessoas podiam pensar. E Guy Montag apercebeu-se subitamente daquilo que tinha de fazer... b
De implicações assustadoras, a forma como reconhecemos o nosso mundo naquele que é retratado em Fahrenheit 451 é impressionante.

Para te habilitares a ser um dos vencedores envia os teus dados pessoais (incluíndo o nome e morada), com o assunto "Fahrenheit", até ao dia 16 de Maio, para literatura@dmagia.net 

Regras do passatempo:
1) Apenas participantes com moradas de Portugal.
2) Apenas uma participação por cada nome e email.  
3) Condições e Termos de Participação estão em www.dmagia.net/faq.html.

Opinião - O Fiel Jardineiro

Título: O Fiel Jardineiro
Autor: John le Carré
Editora: Dom Quixote

Opinião por Helena Isabel Bracieira:
Este é um romance sobre os limites do homem na luta pelos ideais, na ambição e, sobretudo, no amor.

Entre outros assuntos, destaco também:

* O capitalismo sem escrúpulos e as conspirações globais: onde acaba a paranóia e começa a verdade?;
* O encobrimento governamental de realidades totalmente degradantes, partindo da conivência à participação activa nos crimes;
* Pobreza do Terceiro Mundo versus a riqueza das potências ocidentais;
* A importância das agências não governamentais para a sobrevivências de populações imensas.

A história inicia-se com a notícia do assassinato de Tessa, activista britânica, cujas causas e pormenores escabrosos o ministério (o Foreign Office) de que faz parte o seu marido, Justin Quayle, tenta a todo o custo esconder. O princípio pode ser pouco estimulante, dado que, em vez da perspectiva do marido, provavelmente a pessoa mais próxima de Tessa, temos a de Woodrow: um homem ambicioso que não passa, porém, de uma criança amedrontada e caprichosa e que diz amar Tessa. Possuidor de uma mente sem escrúpulos, faz tudo para subir na vida nem que tenha de prejudicar quem o rodeia, correndo atrás de uma reputação e prestígio social invejável.

Justin, é um britânico calmo, polido, amante da jardinagem, aristocrata de berço e diplomata por excelência, funcionário menor do Foreign Office no Quénia, que passa a ser, de mulherengo e solteirão, o marido perfeito.

Após a morte da companheira, passa de uma primeira fase de negação e apatia, a um estado de força e tenacidade incríveis. Abdica da sua vida, calma e inconsequente, para partir numa incansável busca pela verdade. Por ser um diplomata, abstraiu-se voluntariamente das actividades pouco ortodoxas de Tessa, e, assim, procura reviver, através de todos os documentos e testemunhos que ela reuniu, os seus projectos em África e, também, toda a sua relação com ela. De tal forma o fez que adopta a sua causa: a luta contra as poderosas multinacionais, em especial a Três Abelhas, liderada por um magnata inglês. Sendo que esta é responsável por testes abusivos de um novo fármaco contra a tuberculose no seio da população queniana.

Cria uma espécie de comunicação post mortem: fala com Tessa como se ela ainda estivesse viva, a seu lado, dando-lhe as respostas e a coragem de que necessita e amando-a mais do que nunca. Vemo-lo de tal forma empenhado que chegamos a recear pela sua sanidade. Nem mesmo após ser alvo de um violento ataque, Justin desiste dos seus intentos, passando a levar uma vida de fugitivo por se ter tornado persona non grata aos olhos dos seus superiores. O seu amor continua tão ou ainda mais vivo, de tal forma que tudo faz para recuperar o tempo perdido e conhecer, num esforço derradeiro, a sua mulher.

O carácter impetuoso e enérgico de Tessa, tão diferente do seu, a sua beleza e a diferença de idade, não o impede de se casar com ela e de a levar para África. Ela foi como uma onda que o arrebatou quando menos esperava.

E é justamente através de Justin que vamos, verdadeiramente, descortinando o mistério que é Tessa: de uma beleza «selvagem», encarna plenamente o espírito africano, movendo-se em África como se dela fizesse parte. Sedutora e provocante, sente o fardo que a sua beleza lhe traz e tenta fugir dele, destacando-se intelectualmente. É idealista, tenaz, impetuosa, apaixonada. Após perder os pais, encontra em Justin o seu porto seguro, pois sente que ele sempre a protegerá. De um espírito crítico implacável, perseverante, teimosa até, não se amedronta nem com o poder das grandes multinacionais contras as quais luta. Aparentemente fragilizada, recebeu um incentivo extra com a sua gravidez, sentindo-se responsável por dar a vida ao seu filho num mundo melhor.

Relativamente a África, é, sem dúvida, marcante: Wanda, uma africana, grávida, usada como cobaia na experimentação do novo fármaco, que se torna, juntamente com o filho que dá à luz e com o seu irmão Kioko, um símbolo para Tessa da despiedada exploração de seres humanos, feita pelos mais influentes - não passam de números manipuláveis que os ajudarão a obter o lucro tão ansiado; a exploração a que a elite branca submete os verdadeiros descendentes de África, que nem por essa condição gozam dos seus benefícios, acumulando-se em periferias - bairros de lata ainda mais degradantes do que os brasileiros. Contudo, existem também uma elite negra que explora os seus, apoiada implicitamente pelos interesses brancos, que defende. Por último, os refugiados, tanto os que vemos nos campos, como em casa de Tessa, são o espelho de uma África dividida, assolada pela guerra, pela fome e pela doença.

Terra Lusa lança edição dedicada ao Fado

Se “a partir de agora, o fado não é apenas a canção de Portugal, é um tesouro do mundo”, a Terra Lusa decidiu juntar-se ao Fado para levar a qualidade e o que de melhor se faz em Portugal a todo o mundo. Como expressão maior da alma portuguesa, o Fado vem cantar as tristezas e alegrias na voz de um leque, de um relógio e de um pano microfibra. 

Estes artigos de utilidade diária, perfeitos para a mala de uma senhora, evocam o poema de uma vida e a herança musical do nosso país. “(…) O fado procura as vivências das pessoas, descendo às profundezas da condição humana e esquadrinhando os seus ângulos, através das histórias que conta, muitas vezes pura poesia. Daí a sua capacidade de adaptar poemas cultos às músicas tradicionais, numa prolongação infinita de lirismo." In "O Fado e a sua mitologia", de Verónica Arando Casado.
Sobre Terra Lusa:
A marca Terra Lusa apresenta várias coleções de produtos onde cada referência é um tributo ao Património Cultural de Portugal: relógios, leques, eco sacos, lenços e mini guarda-chuvas, todos divididos em temáticas com raízes em elementos tipicamente portugueses. 800 Anos de História, Cultura e Tradição que inspiraram a conceção das várias peças em que a tecnologia de qualidade se alia ao design contemporâneo. As peças deste projeto 100% português encontram-se à venda em estações dos CTT a nível nacional, em Museus, Lojas de Artesanato e Aeroportos.

29 de abril de 2014

Opinião - Com a Cabeça nas Nuvens

Título: Com a Cabeça nas Nuvens
Editora: Presença

Sinopse:
A fuga incessante ao destino inevitável de se tornar adulto é o móbil de Ruben, o adolescente que protagoniza o romance. Vivendo inicialmente num mundo idílico de fantasia e liberdade, Ruben vê-se obrigado a actuar e a cumprir as regras severas que Oskar, o seu intransigente perceptor, lhe impõe. Mas Ruben foge conduzido pelo pânico, iniciando uma viagem mirabolante, durante a qual se vê envolvido com personagens excêntricas e inquietantes, em ambientes surreais. O seu rumo? A América onde se encontra o riquíssimo tio Isaac e onde Ruben crê ser possível fazer perdurar a sua infância. Contudo...evaporados os sonhos da adolescência, Ruben regressa a casa descobrindo o que deles resta intacto em cada um de nós. Galardoado em 1989 com o "Prémio Elsa Monte", este livro vem confirmar a originalidade de Susanna Tamaro.

Opinião por Daniela Marques Pereira:
A minha crítica é sobre o livro "Com a Cabeça nas Nuvens" de Susanna Tamaro.
Este livro tem como história principal a de um menino, Ruben que não queria tornar-se adulto. Queria ser sempre criança, sem responsabilidades, no mundo da fantasia.
Após um trágico acidente, Ruben vê-se obrigado a sair de casa e parte rumo à América ao encontro de um tio rico na esperança de lá ficar e continuar a ser criança. A viagem não correu como ele havia planeado e acabou por regressar ás suas origens mas consigo trouxe uma grande lição de vida...
Inicialmente a leitura deste livro é um pouco "pesada" em relação a adjectivos mas depois a partir de um certo ponto tudo se desenrola sequencialmente sem darmos pelas páginas a passar.
Aconselho a leitura do livro, principalmente aos fãs desta grande escritora, pois transmite uma mensagem muito bonita! :)

Opinião - As meninas dos chocolates

Título: As meninas dos chocolates
Autor: Annie Murray
Editora: Asa

Sinopse:
Edie, Ruby e Janet são amigas e dedicam-se a fazer chocolates na famosa fábrica Cadbury, em Inglaterra. As suas vidas poderiam ser de sonho, não fossem as atribulações familiares e a eclosão da Segunda Guerra Mundial. 
Edie casa muito jovem. A sua fé no futuro é ilimitada mas o destino tem outros planos para ela. Com apenas dezanove anos, Edie enfrenta a guerra sozinha e tomada pela dor após a perda do marido e do filho. Até que uma noite, durante um bombardeamento, uma criança abandonada é deixada ao seu cuidado… 
Entretanto, a sua jovial amiga Ruby, apesar do medo de ficar solteirona, acaba por se casar com Frank, desconhecendo o seu carácter temperamental. 
E há também Janet - inteligente, bondosa e atraída pelos homens errados. Profundamente magoada pela sua última relação amorosa, Janet está convencida de que nunca mais se apaixonará. 
Mas David, a criança que Edie acolhe, conquista o coração de todos. E quando tem idade suficiente para questionar a sua verdadeira identidade, David vai novamente transformar as suas vidas e proporcionar-lhes algo com que nunca sonharam … 
Três mulheres cujas vidas são marcadas pela amizade, a guerra e o amor por uma criança.

Opinião por Sofia Alexandra Pereira do Carmo:
Hoje acabei de ler um livro que me impressionou pela positiva.
O livro intitula-se "As meninas dos chocolates" de Annie Murray. Trata-se de uma história que cruza a vida de três mulheres inglesas nas décadas de 30 a 50 do século passado, passando pela Segunda Guerra Mundial. Descreve outras perspectivas vividas e que apesar de se pensar que os ingleses não foram tão afectados pela guerra, aqui mostra o contrário. A luta das 3 mulheres por uma vida de altos e baixos (sendo mais baixos do que altos), em que o amor, a amizade e a compaixão pelos outros, durante a guerra é maior e nos mostra que uma guerra fortalece uns mas deita abaixo outros. Dá-nos também uma perspectiva da vida dos judeus nestas décadas e o quanto tiveram de lutar para ter um lugar ao sol como qualquer outra pessoa.
Recomendo a leitura deste livro, pois não é mais uma história, é sim outra história passada na grande guerra e que não deve ser esquecida o sofrimento de tantas pessoas quer directa quer indirectamente

28 de abril de 2014

Passatempo - Amor - Frases Seleccionadas

A D'Magia em parceria com a Arte Plural tem para oferecer um exemplar de "Amor - Frases Seleccionadas" de Paulo Coelho.

Sinopse:
Uma seleção de frases sobre o amor, a essência da vida, pelo autor mais notável dos nossos tempos. O Amor nunca impede um homem de seguir a sua Lenda Pessoal. Quando isso acontece, é porque não é o verdadeiro Amor, aquele que fala a Linguagem do Mundo. - O Alquimista.

Para te habilitares a ser o vencedor envia os teus dados pessoais (incluíndo o nome e morada), com o assunto "Frases seleccionadas", até ao dia 14 de Maio, para literatura@dmagia.net 

Regras do passatempo:
1) Apenas participantes com moradas de Portugal.
2) Apenas uma participação por cada nome e email.  
3) Condições e Termos de Participação estão em www.dmagia.net/faq.html.

30 l Abril l 2014 Lançamento do livro «Comer Bem Sem Sacrifícios», de Andreia Santos e Hélio Loureiro. Apresentado por Fernando Póvoas ( Altis Grand Hotel, Lisboa)

Opinião - Flores na Tempestade

Título: Flores na tempestade
Autor: Laura Kinsale
Editora: O Arco de Diana

Sinopse:
Christian era um dos homens mais brilhantes e sedutores da alta sociedade inglesa. Um libertino que despertava paixões avassaladoras até que um trágico ataque o condena a um mundo de silêncio, sombras e loucura. Christian perde a capacidade de falar e a família coloca -o num sanatório , crente de que perdeu a razão. Maddy, de nascimento modesto e com um a alma simples e generosa , fica presa a este homem que lhe desperta sensações novas . Um homem que oscila entre a raiva e a frustração de estar preso ao silêncio, que a repele, mas que necessita da sua atenção e do seu carinho para o tirar daquele tormento solitário. A amizade que nasce entre os dois transforma-se num amor arrebatador. Fonte de necessidade , de desejo … e de uma paixão redentora. Laura Kinsale, autora best-seller norte-americana, traz-nos um dos romances de amor mais belos e originais de sempre. Uma história apaixonante e inesquecível que se converteu numa das novelas românticas mais elogiadas pela crítica e pelo público em todo o mundo.
Opinião por Bárbara Madeira Henriques da Silva Rodrigues:
Um dos meus livros preferidos é "Flores na Tempestade", de Laura Kinsale.
Penso que este romance mostra na perfeição que o amor vence todas as barreiras. Maddy, uma rapariga da classe baixa, é uma jovem doce e de bom coração. Christian, pelo contrário, é um homem convencido e egocêntrico, pertencente à alta sociedade.
Estas duas personagens conhecem-se após Christian sofrer um ataque e ser internado num sanatório pela sua família. Maddy, é contratada para trabalhar nesse sanatório, dirigido pelo seu primo e, assim que conhece Christian, sente uma profunda compaixão por aquele ser. Ele não fala, não sorri, não mostra qualquer sinal de contentamento.
A partir do momento em que conheceu Christian, Maddy nunca mais o deixou. Cuidou dele, mesmo quando ele a tratava de maneira rude. Passaram por muitos momentos juntos e, com o decorrer do tempo, a grande amizade transformou-se em paixão.
É uma história mesmo linda, que merece ser lida mais que uma vez. Recomendo.
 

27 de abril de 2014

Opinião - Alguém para amar

Título: Alguém para amar
Autor: Jude Deveraux
Editora: Quinta Essência

Sinopse
Jace Montgomery é um homem só. Passaram-se três anos, mas não conseguiu ainda ultrapassar o misterioso suicídio da sua noiva Stacy. Não voltou a interessar-se por outra mulher desde então e a família continua a culpá-lo pela sua morte. Ao folhear um dos antigos romances de Stacy, Jace descobre uma fotografia de uma casa com uma mensagem codificada. «Nossa, mais uma vez. Juntos para sempre. Até lá». O bilhete datava do dia anterior à morte dela. Obcecado pela necessidade de entender o suicídio de Stacy, Jace procura a propriedade - Priory House, uma enorme fortaleza de tijolo em Margate, Inglaterra - e compra-a.
Jace parte para Inglaterra determinado em descobrir finalmente a verdade. Não demora a perceber que a casa está assombrada por um obstinado fantasma, Ann Stuart, com quem se vê obrigado a lidar para resolver o mistério. Ann morreu em circunstâncias idênticas às da sua falecida noiva e ele tem um palpite de que existe uma relação entre ambas. Através das suas investigações e com a ajuda de uma bela jornalista, Jace vê-se forçado a estabelecer a conciliação entre a vida e a morte da noiva.
Alguém para amar é uma bela descoberta sobre o tempo e o amor da autoria de uma das romancistas mais acarinhadas pelos leitores de todo o mundo.

Opinião por Silvana Peixoto Martins:
Jace amava Stacy, mas isso não a impediu de se suicidar... Já não bastava Jace ter de lidar com a dor de ter perdido a pessoa que amava como ainda tem de lidar com acusações da família da noiva. O desejo de resolver o mistério que envolve o suicídio de Stacy e de recuperar a sua paz interior leva Jace até Inglaterra onde compra uma casa "habitada" por um fantasma que morreu de forma idêntica a Stacy. Começa aqui a grande aventura de Jace!!! E nós, leitores, somos arrastados pelo mistério que envolve toda a estória... Somos facilmente conquistados pelas personagens, pelo romantismo pelas situações especiais que vão sendo descritas.

É um livro de leitura fácil, contudo falta um certo ritmo de escrita nas páginas iniciais... Este aspecto faz com que as primeiras páginas não sejam tão cativantes, mas com o desenrolar da narrativa ficamos cada vez mais presos aquilo que poderá acontecer.

Adorei o Jace!! É um personagem masculino que reúne características que apaixonam qualquer leitora. Nigh, a jornalista, proporciona-nos momentos com alguma piada... Só tive pena que romance destes dois só tenha conhecido momentos mais felizes nas últimas páginas do livro. Porém, este facto é compreensível pois Jace ainda não tinha resolvido, no seu interior, a morte de Stacy.

Este foi a minha primeira viagem pelas palavras de Jude Deveraux e confesso que fiquei fã da autora. Não é um livro marcante, daqueles que nos fazem pensar na estórias dias e dias, e que nos leva a uma leitura devoradora e angustiando-nos as horas de espera entre uma leitura e outra. Mesmo assim, consegue proporcionar-nos momentos agradáveis e o mistério que envolve prende-nos à estória.