10 de dezembro de 2014

Vodafone Mexefest 2014 - tUnE-yArDs no Coliseu de Lisboa

Dois anos depois da sua primeira visita a Portugal, por alturas do Festival de Paredes de Coura, Merril Garbus estreou-se no Coliseu de Lisboa naquele que foi o primeiro concerto deste espaço no Vodafone Mexefest 2014. tUnE-yArDs, como a sua persona musical é mais conhecida, foi recebida por uma plateia que encheu - mas não esgotou - o recinto.

A photo posted by Marta Castro (@gizmah) on

Num cenário parco em detalhes, sem grandes elementos de cenografia, o palco estava dominado pelos músicos que acompanhavam Garbus e no ênfase dado aos instrumentos de percussão que preenchiam grande parte do espaço. Foi um espectáculo ritmado, quente, que banhou a plateia com os sons animados do seu mais recente trabalho Nikki Nack. O incontornável single "Water Fountain" não faltou, mas outros temas também marcaram presença (como "Real Thing" e "Time of Dark"). Os seus trabalhos anteriores também receberam algum carinho, revisitando-se temas como Powa do álbum Whokill.

A video posted by Marta Castro (@gizmah) on

Apesar de não ser o grande cabeça de cartaz para o Coliseu naquela noite, a plateia abraçou o experimentalismo do folk de tUnE-yArDs e foi inevitável não dançar a cada batuque. Os sons, as cores, e alegria foram contagiantes, e proporcionaram um concerto divertido e digno de se experienciar na primeira pessoa.

Foi talvez curto (algo que seria comum a outros concertos do festival), mas já se sabe que o que é bom tem tendência a acabar depressa.

Sem comentários: