10 de dezembro de 2014

Harlem Gospel Choir no CCB 09.12.2014





  Foi no passado dia 9 de Dezembro que o CCB abriu as suas portas para um estilo que não se encontra muito enraizado na grande maioria do público português, mas a curiosidade parecia ser muita, pois foi num Grande Auditório praticamente lotado que os Harlem Gospel Choir, actuaram e mostraram ao público que essa aposta teria valido a pena. 


  Apenas foi necessário um baterista, um pianista e um grupo cheio de vozes fortes e inconfundíveis para encher o palco e para as suas harmonias e capacidades individuais fazerem as delicias de todo o público, que cedo foi avisado que o coro ali se encontrava para divertir e entusiasmar. Não demorou até o grupo pedir o apoio do público quer fosse a marcar o ritmo em palmas, ou a acenar com os braços chegando até a integrar o público no coro. 


  Um grande à vontade em palco, fez com que incursões à plateia fossem recorrentes e incentivaram o público a participar cada vez mais activamente na performance. A interacção com o público foi o fio condutor de toda a noite, por vezes explicando a razão pela qual os cantores se apaixonaram pelo estilo musical, ou até mesmo para anunciar a sua parceria com causas sociais, como a missão sorriso.


  Um dos grandes pontos altos da noite eram vistos sempre que o grupo largava os microfones e dispensava os músicos, para fazer interpretações à capella, demonstrando o verdadeiro poder das suas vozes e das suas dinâmicas próprias, criando assim maiores laços de empatia com público. 


  Após um pequeno intervalo de 15 minutos, o grupo voltou a pisar o palco, com novas vestes e prontos a levar o espectáculo para outro nível, começando a segunda parte com o tema Amazing Grace, recolheram palmas e pequenos maneirismos de incentivo às partes de maior individualidade do tema.  Ao perguntarem ao público se estavam a desfrutar da actuação, houve uma pessoa que respondeu de forma tão efusiva que foi convidada a partilhar o palco com o grupo durante um tema inteiro, pedido esse que foi prontamente acedido e como recompensa recebeu um CD autografado por todos os elementos do Harlem Gospel Choir.


  Foi com o tema Oh Happy Day! do filme “Do Cabaret para o Convento” (Sister Act), que o público teve uma real oportunidade para participar numa verdadeira “desgarrada”, demonstrando que quando o público conhece o tema, participa com todo o entusiasmo.


  Foi já no final do espectáculo, que todo o público foi convidado a entrar em palco para celebrar, dançar e até mesmo participar na festa que se criou, assim, ao som de uma versão Gospel de Happy de Pharrel Williams, e quem aceitou o convite pôde trocar abraços, mensagens de apoio e até tirar fotografias com vários elementos do grupo. Na saída de palco, cada elemento do grupo atravessou todo o público e saiu pela porta principal, deixando os músicos em palco para fornecerem uma banda sonora enquanto todo o público seguia o grupo até uma mesa fora da sala, onde coro se disponibilizou a assinar autógrafos e a tirar fotografias.

  Uma noite de ritmos diferentes com mensagens de paz, amor e devoção, o que se demonstrou bastante apropriado com a aproximação do natal, lembrando a todos uma nova forma de se viver o espírito desta quadra natalícia.



Sem comentários: