10 de novembro de 2014

Opinião - A menina dos Ossos de Cristal

Título: A menina dos Ossos de Cristal
Autor: Ana Simão
Editora: Guerra e Paz

Sinopse:
Inês é uma menina única, como todas as meninas do mundo. Mas, ao contrário delas, Inês nasceu num corpo muito frágil e os seus ossos partem-se em mil pedaços, como se fossem de cristal.

Inês tem uma doença muito rara, Osteogénese Imperfeita (OI) - mais vulgarmente conhecida como doença dos ossos de vidro - e aos 14 anos o seu pequeno corpo já tinha sofrido mais de 100 fracturas.
A menina cuja história de luta e coragem vamos acompanhar não se deixou vencer pelo medo: nem quando quis dar os primeiros passos e não conseguiu, nem quando todas as crianças corriam e brincavam e ela estava numa cama de hospital, embalando nos seus sonhos Mefibosete, o menino imaginado pelo seu pai.
Da perda da inocência nas mãos de um curandeiro, passando pela enorme luta da família para não a perder, até à licenciatura conquistada a pulso, a vida da Menina dos Ossos de Cristal transforma-se, diante dos nossos olhos, no triunfo da mulher que, contra todas as expectativas, consegue vencer. Como todos aqui aprenderemos, há apenas uma frase rara que nós, como Inês, nunca devemos esquecer: amor é poder.
Um livro que conta com a divulgação e promoção por parte da APOI (Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita) e a Associação Raríssimas.

Opinião por Patricia Cruz:
Se há uma palavra que descreva esta obra é, sem dúvida, 'Emocionante'.
Esta obra é um testemunho de vida, no mínimo, arrebatador.
Eu vi-me apaixonada pela força desta menina, desta mulher. Esta obra sem dúvida vai-me ficar na memória durante muito, muito tempo. Confesso que não conhecia esta doença, mas pelo que li, eu penso que é preciso ter mesmo MUITA força e muita vontade de viver.
Eu, ao ler a obra, arrepiei-me nuns momentos, fiquei comovida noutros, e na maior parte, tive uma enorme vontade de abraçar esta autora. Uma enorme vontade de a abraçar e dizer-lhe que merece o melhor que a vida ainda lhe pode dar. Que não merecia ter passado por tudo aquilo.
Esta obra é sem dúvida magnífica, e aconselho TODA a gente a lê-la. É um testemunho de vida incrível, que vai ficar durante muito tempo na vossa memória, e se for como eu, mudar a vossa maneira de pensar e de ver a vida, e dar mais valor aos pequenos pormenores do nosso dia-a-dia.

Sem comentários: