14 de novembro de 2014

Lady Gaga artRAVE no MEO arena




No passado dia 10 de Novembro, Lady Gaga regressou para proporcinar ao público português um grandioso espetáculo de luz, cor e dança e reafirmou a razão pela qual ainda é um dos icones da pop actual.

A abertura do concerto esteve a cargo do rapper Breedlove e da DJ Lady Starlight, estes artistas foram a introdução perfeita ao tom musical que se iria sentir durante o resto da noite. Batidas fortes e ritmos dançaveis mantiveram o público cada vez mais ansioso por ver a artista principal, ansiedade essa, que foi crescente durante os 45 minutos que Lady Gaga demorou a entrar em palco, sendo este o único aspecto menos conseguido da noite.

Imediatamente após a entrada de Lady Gaga, a entrega do público foi total, dançando e cantando todos os temas, numa festa onde liberdade de expressão, transformação, afirmação e igualdade mantiveram o mote que a cantora sempre defendeu e partilhou com os seus fãs. A interacção com o público foi um dos pontos fortes da performance, este aspecto foi complemantado com uma extensão do palco que tinha corredores, pontes e até mesmo pequenas supresas escondidas que iriam ajudar a definir o ambiente para cada um dos seus êxitos, com  árvores insufláveis (para a sua interpretação de Vénus)  e até mesmo uma poltrona em forma de mão, que eleva a cantora numa plataforma (para a actuação de Do What you Want)

Apesar de contar com bastantes bailarinos e destes se encontrarem sempre a preencher todos os pontos do palco, era em Lady Gaga que se concentravam todas as atenções, e neste caso o facto de não haver lotação esgotada trabalhou a favor do público, que se movimentava pela plateia de forma a poder ter uma melhor vista da cantora e para melhor poder “oferecer” pequenas lembranças, peluches, bandeiras e mensagens em cartazes. Apesar de potencialmente atrapalhar o trabalho dos bailarinos, Lady Gaga interaje com alguns destes objectos e chega até a vestir a bandeira portuguesa e a usá-la como adereço no seu microfone, são estes pequenos pormenores que fazem com que o público se entregue mais e fazem a cantora sentir-se mais à vontade com o seu público.

Durante toda a noite a cantora nunca escondeu o carinho que nutre pelo público português, espalhando mensagens de encorajamento e confiança. Ao pedir uma bebida, é-lhe entregue uma Super Bock que após um goles, é dada “partilhada” ao público, e é também num raro momento de partilha que Lady Gaga lê uma carta de uma fã, Laura, e pede-lhe para subir ao palco e sentar-se ao seu lado no piano, enquanto cantava Born This Way num arranjo de piano que faz com que toda a arena se ilumine com a luz de telémoveis, conferindo um tom ainda mais íntimo ao tema.

Numa noite onde a cantora afirmou que quem ali estivesse para ouvir os seus grandes hits podia sair, foram estes que dominaram o espetáculo: Just Dance, Poker Face, Telephone, Bad Romance, entre outros, foram os temas mais aclamados da noite. Tal como seria de esperar num concerto de Lady Gaga, o guarda-roupa é um dos pontos altos da noite, quer esteja em trajes mínimos ou em trajes mais elaborados, a cantora faz questão em envolver o público nos seus momentos cénicos. E é na parte final do espetáculo que esta envolvência atinge niveis de alta intimidade, um momento onde Lady Gaga faz uma mudança de guarda-roupa em pleno palco,expondo-se parcialmente ao público português de forma confiante e corajosa.

Um espectáculo incrível com vários niveis de entretenimento, revelam a grandiosidade e ambição desta cantora, que encantou e fez as delícias do público português, numa noite de temas novos e novos arranjos e pequenas adaptações a hits passados, apontamentos cénicos repletos de vida e mensagens de liberdade e aceitação. 


Sem comentários: