11 de outubro de 2014

Opinião - A vingança veste Prada

Título: A vingança veste Prada
Autor: Lauren Weisberger
Editora: Presença

Sinopse:
Eis a muito aguardada sequela do divertidíssimo bestseller O Diabo Veste Prada. Estão de volta o glamour e o humor e está de volta também, mais malévola que nunca e cheia de sede de vingança, a diabólica Miranda Priestly. Passaram dez anos desde que Andrea Sachs deixou de trabalhar para Miranda e a sua vida não podia correr melhor. Está noiva de Max Harrison, herdeiro de um império de publicações, e dirige a sua própria revista, The Plunge. Mas, inesperadamente, Miranda volta a entrar na sua vida, com uma proposta milionária para comprar The Plunge. Estará Andrea, depois de ter reconquistado uma nova vida, prestes a cair mais uma vez nas garras do diabo que veste Prada? Afinal, a vingança serve-se fria e… nunca sai de moda.

Opinião por Filipa Monteiro:
O diabo veste prada, livro a que este "A vingança veste prada" dá seguimento, é um livro que não li mas que vi o filme e que me divertiram as interpretações de Anne Hathaway e Meryl Streep.
Assim, surgiu a oportunidade de ler a sequela e não pude resistir.

Este livro começa dez anos após a saída de Andy das garras de Miranda Priestly. As primeiras páginas são realmente engraçadas com Andy a pouco tempo do seu casamento e ainda a ter pesadelos com a pessoa mais desumana que existe. The one and only: Miranda Priestly.
Depois o livro avança e a história não trás nada de novo.... Há claro, novidades a nível pessoal de Andy, surpresas nas suas novas amizades e um grande sucesso profissional por parte da nova revista que fundou. Um marido muito querido e uma família a formar-se... no entanto, logo no início dúvidas assaltam Andy relativamente ao amor que tem por Max e, estas dúvidas vão envolver e abraçar o livro todo. . .
Andy não esquece o primeiro amor... Alex...
Acho que menos dramatismo nesta parte, menos páginas dedicadas e o livro seria ainda melhor.

Entretanto, Andy começa a frequentar um grupo de convívio para mamãs e conhece umas personagens muito interessantes e uma dessas mulheres, conta a sua vida pessoal sem preâmbulos pois, entre todas, criou-se um ambiente confortável para confidências do dia-a-dia.
Conta que o actual namoro perdeu um pouco o entusiasmo inicial e que se envolveu com um aluno, mas nada de especial (segundo ela, a tentar convencer-se a ela própria e às restantes mamãs), só uns beijos. Acontece que esta revelação vai ser das mais importantes para a história, principalmente para Andy, claro...

Ao longo do livro, assistimos ao sucesso supremo da revista de Andy (a The plunge) e, este tamanho sucesso desperta a atenção de... Miranda Priestly. Podem imaginar as voltas que isto vai dar.... Só que, este interesse vai pôr termo a muitas coisas na vida de Andy... e vai ser este interesse que vai permitir a reviravolta no livro... Há muito glamour e muitas festas. Várias menções a nomes famosos e coberturas de casamentos, desde o mais ínfimo pormenor ao melhor fotógrafo e estilista.

Gostei muito do fim, acho que não podia ser de outra forma, aliás, acho que quem lê o livro se vai apercebendo desse único desfecho, então, não foi um final surpreendente, mas, não deixei mesmo assim de gostar, vai ao encontro do que Andy quer e consequentemente, o leitor. É um livro leve e com algumas situações engraçadas. Não foi fácil de ler para mim, talvez pelo tema (moda, moda e mais moda) que não me diz nada ou talvez mesmo pela escrita da autora

Sem comentários: