26 de outubro de 2014

Opinião - O Último Segredo

Título: O Último Segredo
Autor: José Rodrigues dos Santos
Editora: Gradiva

Sinopse:
Uma paleógrafa é brutalmente assassinada na Biblioteca Vaticana quando consultava um dos mais antigos manuscritos da Bíblia, o Codex Vaticanus. A polícia italiana convoca o célebre historiador e criptanalista português, Tomás Noronha, e mostra-lhe uma estranha mensagem deixada pelo assassino ao lado do cadáver.

A inspectora encarregada do caso é Valentina Ferro, uma beldade italiana que convence Tomás a ajuda-la no inquérito. Mas a sucessão de homicídios semelhantes noutros pontos do globo leva os dois investigadores a suspeitarem de que as vítimas estariam envolvidas em algo que as transcendia.

Na busca da solução para os crimes, Tomás e Valentina põem-se no trilho dos enigmas da Bíblia, uma demanda que os conduzirá à Terra Santa e os colocará diante do último segredo do Novo Testamento. A verdadeira identidade de Cristo.

Baseando-se em informações históricas genuínas, José Rodrigues dos Santos confirma-se nesta obra excepcional como o grande mestre do mistério. Mais do que um notável romance, O Último Segredo desvenda-nos a chave do mais desconcertante enigma das Escrituras.

Opinião por Fátima Cunha:
O Último Segredo é mais um livro da saga Tomás Noronha, que para mim é desde logo sinónimo de mistério e aventura misturadas com revelações históricas bombásticas.
E não desilude...
Percebo as reticências de alguns cristãos mais fervorosos. Eu própria, católica, senti as minhas crenças abaladas. Acredito em toda a pesquisa histórica feita pelo autor e fiquei convencida da tese por ele defendida, que aliás pelo que pesquisei posteriormente é defendida por muitos conceituados historiadores.
Dei comigo com a Bíblia ao meu lado para ir conferindo as referências feitas pelo Tomás Noronha.
Gostei muito do livro, não especialmente do desenrolar da história, mas principalmente das questões que levanta.
Decididamente prestarei mais atenção a tudo o que é dito na missa!

Sem comentários: