16 de outubro de 2014

Opinião - Dei-te o melhor de mim

Título: Dei-te o melhor de mim
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Presença

Sinopse:
Este novo e aclamado romance de Nicholas Sparks conta a história emocionante de Amanda e Dawson, dois adolescentes envolvidos na mágica experiência do primeiro amor. Contudo, sob a pressão familiar e social, são obrigados a seguir vidas distintas. Somente vinte e cinco anos mais tarde voltam a encontrar-se, por altura da morte do único homem que tinha protegido o jovem casal apaixonado. E se para ambos o amor de outrora se revela intacto, confrontam-se inevitavelmente com as escolhas feitas e os compromissos assumidos. Qual então o sentido daquele encontro, se nada podia mudar o passado?

Opinião por Rosana Maia: 
Como não poderia deixar de ser num livro da autoria de Nicholas Sparks, este livro retrata uma bela história de amor, verdadeira, capaz de transpor as páginas de um livro e alcançar o coração de quem o lê. Amanda e Dawson, dois adolescentes apaixonados, são duas personagens completamente distintas, devido às diferenças sociais e pressões familiares a que estão sujeitos.

Mas será esta apenas mais uma história de amor de Nicholas Sparks? Não. É verdade que a escrita deste autor é leve, no entanto, o amor como ele nos descreve vai para além do óbvio. Será que todos sabemos o que é o amor? Não existe uma única e correta definição de amor. No entanto, aqui fica: “Amar-te é dar-te o melhor de mim”.

No meu ver, o título do livro foi muito bem escolhido e quem o ler entenderá porquê. Apesar de se terem separado, 25 anos depois Amanda e Dawson reencontram-se quando são contactados pelo advogado de Tuck – a única pessoa que entendera o amor dos dois. 25 anos é toda uma vida, no entanto, a verdade é que nem uma vida é suficiente para que certas pessoas sejam esquecidas nem para que sentimentos fortes desapareçam. No entanto, Amanda e Dawson não podem apagar a vida que construíram até então sem magoar ninguém.

A verdade é que o livro não se resume única e exclusivamente à história de amor dos dois. 25 anos depois, o autor leva-nos a conhecer o passado de Amanda, o passado de Dawson, a história das suas famílias e ainda a história de Tuck.

Como qualquer história de amor, como terminará?

Bem ou mal, a verdade é que cada história é única, e até num final triste levamos algo feliz dentro de nos.

Sem comentários: