22 de outubro de 2014

O Quarto Azul - Crítica



Ficha Técnica:
Título Original: La Chambre Bleue
Título Nacional: O Quarto Azul
Argumento: Mathieu Almaric e Stéphanie Cléau
Realização: Mathieu Almaric
Fotografia: Christophe Beaucarne
Montagem: François Gédigier
Música: Grégoire Hetzel 
Produção: Paulo Branco

            Opinião por João Salvador Fernandes:
Para quem aguardava, avidamente, pela segunda longa-metragem de Mathieu Almaric  não como actor, mas sim enquanto realizador  O Quarto Azul estará longe de ser um desapontamento, porém, comporta-se demasiado como um quadro azul: belo; mas estagnado, frio, sem o carácter sanguíneo que – surpreendentemente, para um thriller com homicídios e sangue de mordidas nos lábios – o poderia fazer uma obra superior ao que é.

Baseado no livro homónimo de Georges Simenon, um dos mestres do policial, esta narrativa fílmica relata-nos, num misto de analepses e prolepses, avanços e recuos na linha temporal da trama, as atribulantes aventuras e desventuras, carnais e judiciais, de dois adúlteros: Julien Gahyde (o próprio Mathieu Almaric) e Esther Despierre (Stéphanie Cléau).

Assim, saltando entre os seus momentos de intimidade, num quarto azul, e os desenvolvimentos de um processo criminal que termina num quarto azul – cor da sala do tribunal em que ambos são julgados – deparamos com um filme que começa e se mantém numa toada lenta, propícia à contemplação das imagens e das suas cores.

É logo no início, durante as cenas em que Julien e Esther se descobrem sexualmente, emolduradas pelo anil de quatro paredes, que nos apercebemos de que Mathieu Almaric está preocupado, acima de tudo, com o enquadramento.

Tamanha é a inquietação com o espaço de representação que, nesse erotismo exordial, nos vamos relembrando de telas emblemáticas e famosas, como se estas fossem as suas versões em movimento. É difícil não recordar A Origem do Mundo, de Courbet, ainda que com a pequena adição de uma mosca.

Aliás, as moscas estão presentes em vários planos de pormenor, o que origina um mistério dentro do mistério: o que será que Almaric pretende com o recurso a um bicho associado ao sujo e à morte? Será isso? A sujidade da traição? As mortes que se avizinham? O certo é que, não criando grande imersão emocional, esta película leva-nos a desejar ser uma pequena mosca, capaz de se infiltrar em todos os lugares, para saber o que realmente se passou.

E é isso que verdadeiramente se pode apontar a O Quarto Azul: a falta de vibração nos momentos de maior tensão; a carência de algo que nos puxe para dentro do enredo e nos faça sentir, em plena arritmia, o desespero e as comoções de Julien, ao enfrentar a perda, a manipulação feminina e a injustiça.

Um bom filme, que deve ser visto e que me fez sair com um sorriso nos lábios, pois permite, facilmente, associá-lo a outras obras de arte pictórica.

Sem comentários: