1 de outubro de 2014

O Puto - autópsia dos ventos da liberdade, de Ricardo de Saavedra, a 10 de outubro nas livrarias

Título: O Puto – Autópsia dos Ventos da Liberdade
Autor: Ricardo de Saavedra
Género: História / Investigação
N.º de páginas: 512
Data de lançamento: 10 de outubro
PVP: 19,90€

Nos anos da Revolução, este homem participou em atentados que puseram o país a ferro e fogo. A voz do comandante Paulo, «o Puto», ouve-se agora pela primeira vez. E conta tudo.
Aos 17 anos foi bater à porta da tropa para ser comando, e o lendário capitão Jaime Neves chamou-lhe «Puto». E «Puto» ficou. Depois participou no 7 de Setembro de 1974; prenderam-no, e evadiu-se da penitenciária. Voltaram a prendê-lo, e fugiu da Tanzânia antes de ser fuzilado. De refugiado na África do Sul seguiu para Angola; assaltou quartéis para obter armas, formou o esquadrão Chipenda, conquistou cidades após cidades para a FNLA. Aí deixou de ser «Puto» para ser Paulo, comandante Paulo. Colaborou na evacuação de Moçâmedes e ia morrendo à sede no deserto. A seguir, o Puto e os outros vieram para Portugal. Queriam apresentar a factura – foi a altura dos atentados bombistas (na Associação Portugal-Moçambique, na torre do radar do aeroporto, em duas torres de alta tensão na Vialonga), uns atrás dos outros, até voltar a ser preso e condenado, primeiro a 16 e no final a 34 anos de cadeia. Mas nem o comandante Paulo nem os seus camaradas eram de ficar presos; cavaram um túnel na segunda mais segura cadeia da Europa, em Alcoentre, e dali escaparam 131 prisioneiros, na maior fuga de que no Ocidente há notícia.
Ricardo de Saavedra entrevistou o Paulo, em Joanesburgo, em 1979, e escondeu as cassetes. Agora apagou as perguntas, apurou o texto e dá-nos um relato impressionante, mais vivo que qualquer romance, onde a realidade ultrapassa a mais incrível das ficções. Onde a realidade dói e a leitura é imparável.

Os dias do fim de Portugal em África e os primeiros tempos da descolonização portuguesa preenchem a maior parte da obra literária de Ricardo de Saavedra. Sejam reportagem, conto, romance ou poesia, alguns dos seus livros tiveram várias edições, e poemas seus constam de antologias organizadas sobre o tema. Mas o documentário que enforma O Puto pode considerar-se o corolário da carreira do jornalista que viveu em Moçambique, África do Sul e Portugal. Em todas as páginas se respira a persistência do repórter inquisitivo, cimentada pela experiência do veterano editor e director que foi de jornais e revistas. Com a chancela da Quetzal, Ricardo de Saavedra publicou, em 2012, a biografia de António Manuel Couto Viana intitulada Memorial do Coração – Conversa a quatro mãos.

Sem comentários: