7 de outubro de 2014

A Mística de Putin, de Anna Arutunyan, a 10 de outubro nas livrarias

Título: A Mística de Putin
Género: Anna ArutunyanGénero: Biografia / Ciência Política
Tradução: Freitas e Silva
N.º de páginas: 384
Data de lançamento: 10 de outubro
PVP: 18,80€

Porque é que tantos russos o apoiam incondicionalmente?
E porque é tão importante conhecer este homem enigmático e poderoso?
A Mística de Putin – O culto do poder na Rússia leva o leitor numa jornada através da Rússia de Vladimir Putin, designado pela revista Forbes, em 2013, como o homem mais poderoso do mundo. Este é um país neofeudal em que iPads, a filiação na OMC e os fatos de luxo escondem uma estrutura de poder saída diretamente da Idade Média, em que o soberano é visto ao mesmo tempo como divino e demoníaco, em que a riqueza de um homem é determinada pela sua proximidade com o Kremlin, e em que grandes camadas da população vivem numa complacência interrompida por acessos de revolta.
De onde vem este tipo de poder? A resposta não reside no líder, mas no povo: no trabalhador empobrecido que recorre diretamente a Putin para pedir ajuda, no empresário, nos agentes de segurança e nos altos-funcionários do Governo de Putin – muitas vezes disfuncional – que se viram para o seu líder à procura de instruções e de proteção.
Cruzando antropologia, sociologia e reportagem, Anna Arutunyan relata as mais importantes histórias de Putin na última década, apresentando uma perspetiva por dentro do poder de um homem, cujas ações são completamente dissonantes dos padrões da democracia europeia, mas que estão em perfeita consonância com a tradição da autocracia russa. Arutunyan revela um país em que cada soberano, com ou sem coroa, desempenha o papel de um czar.

Sobre o autor:
Anna Arutunyan é jornalista e escritora. Nasceu na União Soviética em 1980, mas cresceu e foi educada nos Estados Unidos, tendo regressado à Rússia em 2002. É editora do jornal The Moscow News, colaborou com várias publicações americanas e, além de autora de dois livros, é também uma conferencista de renome.
Anna Arutunyan tem viajado pela Rússia para se documentar sobre a política moderna. Entrevistou oligarcas e polícias, bispos e políticos, e muitos cidadãos comuns. Este seu livro, que está traduzido em dez línguas, é uma exploração vívida e reveladora do modo como mito, poder e religião interagem para produzir a relação de amor-ódio entre o povo russo e Vladimir Putin.

Sem comentários: