25 de setembro de 2014

Opinião - Um casamento no Natal

Título: Um casamento no Natal
Autor: James Patterson
Editora: Presença

Sinopse:
Está tudo a postos para se festejar o Natal, mas este ano o maior motivo de celebração é o casamento de Gaby Summerhill. Desde que o marido morreu três anos antes, os seus quatro filhos seguiram rumos diferentes, consumidos pelos problemas das suas vidas. Mas quando Gaby anuncia que se vai casar - e que a identidade do noivo permanecerá secreta até ao dia do casamento - talvez assim consiga ter finalmente a família reunida. A partir de personagens envolventes e um enredo emotivo, Um Casamento no Natal lança um olhar luminoso sobre as relações familiares e a magia da época natalícia.

Uma noiva, três propostas de casamento... Quem será o escolhido?

Opinião por Filipa Monteiro:
James Patterson é um excelente autor de policiais, como autor de romances não o conhecia até o ano passado ter lido "Abre o teu coração". Fiquei fã. Este é o segundo livro que leio e posso dizer que ele escreve duma maneira ternurenta e nada nada aborrecida. Tudo o que ele escreve se torna agradável de ler, são sempre experiências em que ficamos a pensar ou que de alguma forma nos identificamos com as personagens. Consegue despertar emoções para com as pessoas que ele cria.

Neste livro, mantém o seu estilo já inconfundível para mim, com capítulos pequenos e muitos diálogos mantendo a leitura leve e rápida. Começamos a avançar e nem nos apercebemos que já estamos no fim.

A história tem o seu quê de misterioso, isto porquê? Porque uma mulher (Gaby), mãe de quatro filhos já adultos e alguns casados, vai casar-se de novo e. . . não revela o misterioso homem até ao dia do seu casamento. Três homens proposeram-se e ela escolheu um, mas nem eles sabem qual deles foi. Escolheu também o dia. TEM QUE SER no dia de NATAL! Assim convida todos os filhos através de vídeos que depois lhes envia por e-mail e vai contando as peripécias dos preparativos e contando histórias dos três pretendentes de quem ela gosta muito. Acima de tudo são os três grandes amigos dela.

Toda a magia do Natal está impressa ao longo do livro. Temos também acesso às vidas privadas dos filhos e claro, aos seus problemas, sejam financeiros, sejam conjugais. . . Assistimos a reviravoltas neste pequeno livro na vida de casais. . .

Acolhemos a vida de Gaby, como mãe, avó, benemérita e professora. Uma pessoa que todos gostaríamos de ter ao lado porque sabe ouvir e dar conselhos parecendo que não os está realmente a dar e as decisões são feitas pelas pessoas que lhe pediram esses mesmos conselhos.
Toda a gente devia ter alguém assim do lado, eu tenho a sorte de ter, os meus papás e família também são assim, por isso, talvez tenha gostado tanto do livro. Adoro este tipo de histórias.

Recomendo a quem como eu, gosta de histórias familiares e pequenos mistérios.

Sem comentários: