22 de setembro de 2014

Opinião - Se eu ficar

Título: Se eu Ficar
Autor: Gayle Forman
Editora: Presença

Sinopse:
Naquela manhã de Fevereiro, quando Mia, uma adolescente de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro depois do pequeno-almoço e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem, Mia, em estado de coma, relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.

Opinião por Filipa Monteiro:
Um livro tão mas tão emotivo, toca inevitavelmente assuntos muito sensíveis para mim. . . vivi a história de Mia como se fosse a minha... compreendi cada pedacinho das suas lutas internas consigo própria até ao fim.

Adorei as histórias passadas entre a família e a maneira como a autora descreveu os momentos de carinho e felicidade passados em família. A maneira como passa dos momentos de felicidade para os momentos de incerteza e subitamente de tristeza. Adorei a relação com a música e a sensação e medos do primeiro amor. . .
A relação aconchegante entre irmãos. . . a cumplicidade que se pode gerar entre pacientes e pessoal hospitalar que por vezes se envolvem demasiado e sem quererem, com os seus pacientes.

A angústia de avôs e restante família quando NADA podem fazer senão esperar, por vezes, a sua própria sentença de morte. . . com tudo o que perdem. . .

Um final que sem dúvida deixa os leitores a reflectir sobre o que se passou e passará. . 

Sem comentários: