13 de setembro de 2014

Opinião - A Mecânica do Coração

 
Título: A Mecânica do Coração
Autor: Mathias Malzieu
Editora: Contraponto

Sinopse:
"Edimburgo, 1874. Jack nasce no dia mais frio do mundo, com o coração… congelado. A Dr.ª Madeleine, a parteira (segundo alguns, uma bruxa) que o trouxe ao mundo, consegue salvar-lhe a vida instalando um mecanismo - um relógio de madeira - no seu peito, para ajudar o coração a funcionar. A prótese resulta e Jack sobrevive, mas com uma contrapartida: terá sempre de se proteger das sobrecargas emocionais. Nada de raiva e, sobretudo, nada de amor. A Dr.ª Madeleine, que o adopta e vela pelo seu mecanismo, avisa: «o amor é perigoso para o teu coraçãozinho.» Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração - o mecânico e o verdadeiro - de Jack. Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delícias do amor… e a sua crueldade. Um conto de fadas para adultos, ao estilo de Tim Burton ou Lewis Carrol."

Opinião por Filipa Monteiro:
A Mecânica do Coração" é sem dúvida uma das histórias fofinhas que por aí andam a assolar os corações apaixonados. Ensina uma grande lição de vida. . . As suas personagens são caricatas, sendo que vale muito a pena conhecê-las para nos enternecermos e fazermos força para que o "litlle Jack" fique com a sua Miss Acácia nos meandros de um coração que se diz mecânico mas que é o mais humano dos humanos. . . 
 A maneira como o autor escreve, as frases ficam com um sentido maravilhoso, arranja maneira de descrever as pessoas e os lugares de uma maneira super diferente e original. Muito bom.

Sem comentários: