15 de setembro de 2014

Opinião - A Filha do Barão


Título: A filha do Barão
Autor: Célia Correia Loureiro
Editora: Marcador

Sinopse:
Quando D. João tece a união da sua única filha, Mariana de Albuquerque, com o seu melhor amigo - um inglês que investiga o potencial comercial do vinho do Porto -, não prevê a espiral de desenganos e provações que causará a todos. Mariana tem catorze anos e Daniel Turner vive atormentado pela sua responsabilidade para com a amante. Como se não bastasse, o exército francês está ao virar da esquina, pronto a tomar o Porto e, a partir daí, todo o país. 
No seu retiro nos socalcos do Douro, Mariana recomeça uma vida de alegrias e liberdade até que um soldado francês, um jovem arrastado para um conflito que desdenha, lhe bate à porta em busca de asilo. Daniel está longe, a combater os franceses, e Gustave está logo ali, com os seus ideais de igualdade e o seu afecto inabalável, disposto a mostrar-lhe que a vida é bem mais do que um leque de obrigações.

Opinião por Fátima Cunha:
Apesar de o Goodreads ter a classificação máxima de 5 estrelas, nas minhas anotações privadas tenho a categoria 6 estrelas, que dou aos livros que considero realmente especiais. E não são muitos... Este A Filha do Barão é um 6 estrelas bem grande!!
Adorei as personagens, a história, a forma minuciosa como a autora nos contava e descrevia tudo (a certa altura parecia que estava a ver o filme na minha cabeça).
Torci pelo amor da Mariana e do Daniel, a certa altura já torcia pelo Gustave, depois já ansiava pelo regresso do Daniel novamente. É um livro que acima de tudo nos provoca muitas emoções. Daqueles que começando custa a pousar.
Que mais hei-de dizer.... adorei! Recomendo!

SPOILER: Por favor digam que vai ter continuação e que aquela menina no final é mesmo a Amélia!!

Sem comentários: