25 de janeiro de 2014

"Ninfomaníaca - Vol. 2" - Opinião



Sinopse:
Ninfomaníaca é a história selvagem e poética da viagem de uma mulher desde o nascimento até aos 50 anos, contada pela personagem principal, Joe. Numa noite fria de Inverno, um solteiro velho e encantador, Seligman, encontra Joe num beco, espancada. Leva-a para o seu apartamento onde cuida das suas feridas enquanto procura saber mais da sua vida. Escuta atentamente enquanto Joe, durante 8 capítulos, revela a multifacetada história da sua vida.

(In)confidência:
Para ser sincera, gostei mais desta segunda parte do que da primeira. A história começa a fazer mais sentido e a encaixar melhor, mas de qualquer forma continua a ser um filme bastante estranho, ou isto não se tratasse de um filme de Lars Von Trier. 
Ainda não consegui formar uma opinião concreta sobre o filme, não é que ele seja chocante porque não o é, pelo menos em comparação com os dois últimos filmes deste realizador. E em termos fotográficos também fica muito àquem dos últimos trabalhos dele, que nesse sentido eram extraordinários. E nem sequer o tema é chocante... Como me perguntava uma amiga minha há dias, não são apresentadas quaisquer compulsões sexuais fora do comum. E apesar deter cenas de sexo explicito, não se apresenta de todo como um filme pornográfico. O filme é estranho pelos seus paralelismos entre o sexo e a religião, e umas outras tantas coisas, numa critica permanente à sociedade em que vivemos e ao seu falso moralismo.
Quanto a mim, continuo com curiosidade em ver a versão não censurada, visto que a apresentada nas salas de cinema o é. 

Sem comentários: