3 de julho de 2014

Opinião - A sereia

Título: Sereia
Autor: Carolyn Turgeon
Editora: Planeta

Sinopse:
A princesa Margrethe está escondida num convento porque o seu reino está em guerra e um dia, no jardim que dá para o mar gelado, testemunha um milagre: uma sereia emerge das ondas com um homem nos braços, moribundo. Quando chega à praia, a princesa descobre que a sereia desapareceu no mar e enquanto trata do belo estranho, descobre que é um príncipe e também o filho do grande rival do pai. Certa de que a sereia lhe entregou aquele homem por uma razão, Margrethe engendra um plano para acabar com a guerra no seu reino.
Entretanto, a princesa Lenia anseia voltar para o homem que transportou para terra e não se importa de trocar o seu mundo, a sua voz e até a sua saúde por umas pernas e a possibilidade de lhe conquistar o coração...

Opinião por Marta Matias:
A sereia é uma versão fantastica do conto classico de Hans Christian Andersen, de uma das mais apaixonantes contos infantis – A Pequena Sereia. Ao contraio do conto inspirado da Disney, este romance é mais obscuro, não com final totalmente feliz(dependendo das inpretações de cada um), sem vilões ou herois, uma história mais "adulta" com emoções intensas e uma maravilhosa descrição dos dois reinos existentes, mostrando a beleza e escuridão de ambos reinos.

Este romance é contado através de dois pontos de vista diferentes, a princesa Margrethe e a princesa sereia Lenia. Ambas apaixonadas  pelo principe Christopher, que têm tudo a perder,que combatem o perigo em nome do amor, lutando até ao fim pelas suas convições e desejos. 

Leina fascianada com mundo humano e pelos misterios da alma, vive presa no mar, sem poder vir à superfície, até ao dia do seu 18.º aniversário, dia em que vem a superficie  e, por coincidência  salva um homem muda para sempre aquele que era, como certo, o seu destino, Christopher. Ela oferece o que de mais magnífico o seu corpo contém em troca de um par de pernas e de uma oportunidade sem igual, de viver no mundo humano e se encontrar com seu amor. A jornada de Lenia é inspiradora e bela, ela busca por uma alma (pois os seres do mar, quando morrem viram espuma no oceano e não tem alma) e pelo seu amor, dando todo por uma possibilidade de encontrar sua felicidade e realizar seus sonhos.

Por outro lado, Margrethe vive enclausurada num convento devido às guerras travadas pelo homem em nome da honra, até que um dia conhece a sereia e um principe, e seu destino muda. Margrethe age em prol de uma comunidade sem ninguém que lute por si, sem a presença de um único salvador. É corajosa e nobre, que se preocupada com paz no seu reino e com os outros. Ela luta pelo seu reino e, também pelo seu amor.
Ambas princesas, com um amor comum e convições diferentes, encontram-se com destino entrelaçado, mostrando aos leitores a força de lutar pelo seu destino. 


1 comentário:

Rosana Maia disse...

Olá :)
Gostei muito da opinião e fiquei curiosa em ler esta "diferente história" da pequena sereia. :)
Boas viagens,
Rosana
http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/